7º Simpósio de Membros Afiliados da ABC
BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA
10 de agosto, 3ª f, 16h (GMT-3)

Os membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) são eleitos anualmente por região e tomam posse automaticamente no dia 1º de janeiro do ano seguinte à eleição. Os eleitos em 2020 e 2021 foram recepcionados conjuntamente em cerimônia online realizada em 3 de maio de 2021  e apresentarão suas contribuições à ciência em 12 simpósios ao longo do ano. A agenda completa dos simpósios científicos virtuais pode ser conferida aqui.  

No dia 10 de agosto, 3ª f, às 16h (GMT-3), quatro membros afiliados das áreas de bioquímica e farmacologia apresentarão suas pesquisas no 7º Simpósio de Membros Afiliados da ABC. Os temas envolvem novos mecanismos de proteção frente à infecção por parasitos; estudos sobre o efeito de moléculas orgânicas e probióticos na prevenção ou no tratamento de transtornos psiquiátricos e doenças neurodegenerativas; o estudo de alterações proteômicas para auxiliar na identificação de doenças relacionadas aos processos infecciosos; e novas propostas de manejo clínico para enfrentar a neuropatia periférica induzida pela quimioterapia.

Conheça os palestrantes:

Caroline Junqueira, Lucielli Savegnago, Walter Beys e Nara Quintão

 

 

 

 

 

 

Caroline Furtado Junqueira (IRR/Fiocruz)
“O papel emergente dos linfócitos citotóxicos no controle do estágio sanguíneo da malária”

Pesquisadora do Centro de Pesquisa René Rachou/Fiocruz e pesquisadora associada do Centro de Desenvolvimento Tecnológico CT Vacinas. Desde 2017 está como pesquisadora visitante no Hospital Infantil de Boston, da Escola Médica de Harvard (EUA). Desenvolve projetos em imunoparasitologia e biologia celular, com ênfase nas infecções por Plasmodium spp. e Trypanosoma cruzi, além de projetos em imunologia do câncer.

Lucielli Savegnago (UFPel)
“Em busca de novas estratégias farmacológicas para a Depressão e a Doença de Alzheimer”

Professora da Universidade Federal de Pelotas, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e Bioquímica e Bioprospecção. Em 2010, fundou o Grupo de Pesquisa em Neurobiotecnologia (GPN), focado na busca de estratégicas biotecnológicas para o tratamento da depressão e doença de Alzheimer. Ganhou o prêmio Para Mulheres na Ciência da L’Oréal-ABC-Unesco (2008). Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Walter Orlando Beys da Silva (UFRGS)
“O que as proteínas podem nos dizer sobre as doenças infecciosas como a Critptococose (doença do pombo), Zika e COVID-19”

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Faculdade de Farmácia e no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Sua pesquisa envolve a caracterização proteômica e molecular de processos fisiopatológicos e de interesse biotecnológico, principalmente doenças infecciosas. Também atua em projetos de desenvolvimento tecnológico e projetos de extensão envolvendo a criação de materiais informativos e didáticos para facilitar o entendimento e prevenção de doenças infecciosas.

Nara Lins Meira Quintão (Univale)
“PPARy como alvo para o tratamento da neuropatia periférica induzida por quimioterápicos”

Professora da Universidade do Vale do Itajaí, atuando nos cursos de fisioterapia, medicina e biomedicina e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Tem experiência na área de farmacologia da dor e inflamação. Realizou estágio de pós-doutorado no Hospital Infantil de Boston, da Escola Médica de Harvard (EUA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O coordenador do evento é o vice-presidente da ABC para a Região Minas Gerais e Centro-Oeste Mauro Teixeira (UFMG).

Os debatedores serão Claudia Pinto Figueiredo (UFRJ), membro afiliado da ABC 2015-2019, e Rui Prediger (UFSC), membro afiliado da ABC 2016-2020.


INSCRIÇÕES AQUI 

ASSISTA EM WWW.ABC.ORG.BR/TRANSMISSAO