Publicado em 5 de maio, o Decreto Nº 47.061 cria a Comissão Ciência RJ no combate à COVID-19 (ComCiênciaRJCOVID).
O objetivo da Comissão é avaliar a adesão da população ao isolamento social, possibilitar o acesso a testes diagnósticos moleculares e sorológicos, promover a vigilância epidemiológica, a avaliação de terapias, a saída controlada do isolamento e o monitoramento com ferramentas de tecnologia da informação.
A Comissão é uma iniciativa de participação do Estado no esforço nacional e mundial para produção de equipamentos médicos, como respiradores, insumos farmoquímicos e de EPI (equipamento de proteção individual), e para o teste e produção de vacina, além de avaliar e buscar propostas relativas aos impactos da pandemia na economia e desenvolvimento social do Estado do Rio de Janeiro.
Os estudos elaborados pela ComCiênciaRJCOVID serão publicados quinzenalmente no portal eletrônico da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-RJ) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro Carlos Chagas Filho (Faperj).
Além do presidente Jerson Lima, integrarão a Comissão os Acadêmicos Amilcar Tanuri (UFRJ), Patricia Bozza (Fiocruz), Edson Watanabe (UFRJ), Vitor Ferreira (UFF) e Eliete Bouskela (UERJ).
A comissão deverá reunir-se virtualmente a cada 15 dias. O decreto é válido por um ano.
Veja a repercussão na mídia:
O GLOBO, 6/5
Coronavírus: Witzel cria comissão de especialistas com economistas e médicos como Armínio Fraga e Paulo Niemeyer