No dia 6 de maio de 2015, os jovens cientistas de excelência eleitos como membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências pela Vice-Presidência Regional do Rio de Janeiro receberam deus diplomas e apresentaram suas pesquisas na sede da ABC, durante a Reunião Magna 2015.
 
 
Os novos membros afiliados: Carolina Cotta, Leonardo Travassos, Paulo Passos, Claudia Figueiredo e Boyan Sirakov
 
A abertura da cerimônia foi feita pela vice-presidente regional, a cientista social Elisa Reis, que deu as boas vindas a todos, cumprimentou os eleitos e destacou que a escolha de apenas cinco membros afiliados foi difícil, já que há muitos jovens cientistas brilhantes na região.
 
Elisa Reis ressaltou que a Academia espera dos membros afiliados apenas sua participação e envolvimento nas atividades, pois são eles que vitalizam as atividades da Casa. “Melhor do que falar da iniciativa da ABC é ouvir de um dos nossos Afiliados sua avaliação sobre a experiência nesses anos.”
 
 
O membro afiliado Emiliano Medei (2012-2016) falou sobre sua vivência nesse período e explicou que os membros afiliados são convidados a participar de todos os eventos da ABC e que, ainda, tem a oportunidade de organizar eventos regionais anuais e nacionais bianuais. No primeiro desses eventos nacionais, Simpósio “Ciência, Tecnologia e Inovação: Visões da Jovem Academia”, realizado em 2011, o comitê científico composto por afiliados decidiu discutir políticas de CT&I, por entender que a ABC é um espaço único a oferecer essa possibilidade. Ao término da conferência foi elaborado um relatório com as conclusões e recomendações para políticas de CT&I. O segundo evento, realizado em 2013, seguiu a mesma linha de discussão, mas não teve nenhum documento registrado. Assim, esses eventos nacionais adquiriram essa característica, promovendo o encontro de jovens cientistas de excelência de todo o país, das mais diversas áreas da ciência, proporcionando uma oportunidade de interação e debate única sobre questões da ciência brasileira.
 
Para Medei, é um desafio discutir como melhorar, dentro das possibilidades como jovens cientistas, a situação da ciência no país e como enfrentar os novos desafios da ciência brasileira e mundial. O membro afiliado acrescentou que a Academia é um espaço para aprofundar esses tópicos, que devem ser discutidos e aprimorados para que a ciência brasileira seja de qualidade e equitativa com voz em todo o país.
 
“Destaco a iniciativa da Academia que tem Acadêmicos de todo o país e que propiciou essa oportunidade de nos reunirmos no intuito de discutir novas perspectivas. Agradeço ao Jacob e parabenizo a ABC em seu nome pela oportunidade excelente para discutir o que queremos e o que seremos no futuro”, declarou.
 
 
Em seguida, a nova Afiliada Carolina Cotta falou em nome dos diplomados, agradecendo ao presidente da ABC, Jacob Palis, a oportunidade de fazer parte da Academia.
 
O matemático Boyan Sirakov, a farmacêutica Claudia Figueiredo, o microbiologista Leonardo Holanda Travassos, o biólogo Paulo Passos e a engenheira Carolina Cotta receberam então seus diplomas e fizeram suas apresentações.
 
Conheça os novos membros afiliados da ABC/Regional Rio de Janeiro 2015-2019 nas matérias a seguir.