O grupo de trabalho da ABC sobre Financiamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) é coordenado pelo vice-presidente da ABC para a região Nordeste e Espírito Santo, Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA/Senai-Cimatec).
O conjunto de documentos que este GT vem produzindo faz parte da missão da ABC no século XXI, no sentido de oferecer subsídios a gestores, parlamentares e à sociedade brasileira como um todo, visando ampliar a compreensão sobre a importância das áreas de CT&I para o futuro do país e indicando as condições necessárias para que esse futuro aconteça.
Grupo Núcleo:
- Jailson Bittencourt de Andrade (coordenador)
- Helena Bonciani Nader
- Adalberto Luis Val
- Ado Jório de Vasconcelos
- Alvaro Toubes Prata
- Ruben George Oliven
- Wanderley de Souza
- Oswaldo Alves (in memoriam)
Grupo de Redação:
- Adalberto Fazzio
- Adalberto Luis Val
- Ado Jório de Vasconcelos
- Alicia Juliana Kowaltowski
- Alvaro Toubes Prata
- Antonio Gomes de Souza Filho
- Edson Watanabe
- Elibio Leopoldo Rech Filho
- Elisa Maria da Conceição Pereira Reis
- Gianna Sagazzio
- Glaucius Oliva
- Helena Bonciani Nader
- Jailson Bittencourt de Andrade
- Manoel Barral Netto
- Marcelo Torres Bozza
- Marcia Cristina Bernardes Barbosa
- Mariangela Hungria
- Nadya Araujo Guimarães
- Oswaldo Luiz Alves (in memoriam)
- Paulo Arruda
- Roberto Kant de Lima
- Ruben George Oliven
- Wanderley de Souza
2022
ABRIL
Inovação, empreendedorismo, tecnologia e desenvolvimento
O atual avanço das tecnologias de inteligência artificial e automação promete acelerar mudanças disruptivas e em grande escala. Saiba mais!
FEVEREIRO
Biomas e Agro: sinergia para uma bioeconomia pujante e sustentável
Um dos maiores patrimônios do Brasil é a diversidade biológica — e o agronegócio é o setor de maior crescimento no país. Porém, usamos muito pouco da biodiversidade para o agronegócio, perdendo oportunidades de alavancar uma bioeconomia sem precedentes. Neste documento, a Academia Brasileira de Ciências seleciona uma dúzia de ações — entre dezenas de possibilidades — para pronta aplicação. São iniciativas que podem converter o Brasil em potência agrobiodiversa. Confira!
2021
DEZEMBRO
Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia: A importância do financiamento competitivo em seus níveis de estruturação
A ciência brasileira tem registrado impactos profundos na economia e no bem-estar social. Para garantir o avanço científico, é preciso fomentar um arranjo complexo, estruturado em grupos de pesquisa. Este é o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Saiba mais!
DEZEMBRO
Fundos setoriais e as ciências humanas e sociais
Para enfrentar os desafios que se colocam para o Brasil e criar programas eficazes, é preciso compreender a dinâmica da sociedade. É o que fazem os cientistas sociais: pesquisas sobre uma realidade que é complexa e multifacetada. Este campo, porém, não conta com um fundo setorial exclusivo. A publicação mostra que existem programas transversais aos fundos dedicados às demais áreas do conhecimento com espaço para temas das humanidades e lista alguns eixos temáticos considerados de financiamento prioritário.
SETEMBRO
Você sabe o que é o FNDCT? E os Fundos Setoriais?
Saiba mais sobre os fundos criados por lei para garantir que a ciência, a tecnologia e a inovação tenham recursos para garantir o desenvolvimento do Brasil.
JUNHO
Fundo de Infraestrutura: propostas para um novo tempo
Os grandes avanços da ciência são conhecidos por seus resultados e impactos positivos para a sociedade. Raramente são lembrados os bastidores: para que a ciência seja possível e siga evoluindo, é preciso que a infraestrutura científica — laboratórios, equipamentos e ferramentas — a acompanhe. Para garantir o desenvolvimento da C&T e, consequentemente, do país, são necessários investimentos crescentes. Confira a proposta da ABC!
MARÇO
FNDCT liberado: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável do Brasil
Ciência, tecnologia e inovação requerem planejamento e financiamento adequados e de longo prazo, pois envolvem atividades complexas que precisam de continuidade. A partir da garantia do direito ao uso dos recursos do FNDCT, o desafio seguinte será a sua melhor utilização, priorizando os projetos de maior importância para o Brasil – aqueles que vão gerar desenvolvimento e ajudar na resolução de grandes problemas nacionais. Conheça a proposta da ABC!
FEVEREIRO
O FNDCT gera Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento
Este documento foi construído para dar subsídios aos parlamentares com relação à necessária derrubada dos vetos do PLP 135/2020 que inviabilizam o FNDCT. Busca esclarecer a importância deste Fundo para o futuro do país e as condições necessárias para que esse futuro aconteça.