Dentro da programação científica do Ano da França no Brasil, organizada pela Academia de Ciências em parceria com a Académie des Sciences de LInstitute de France, serão realizados Colóquios de Física e Matemática na sede da ABC, no Rio de Janeiro, entre os dias 14 a 16 de setembro.

Na área de Física os participantes franceses serão os Professores Claude Cohen-Tannoudji; Guy Laval; Jean Claude Pecker e Serge Haroche, enquanto os participantes brasileiros serão os Professores Beatriz Barbuy, Belita Koiller, Carlos Escobar, Cid Bartolomeu, Luiz Davidovich, Moysés Nussenzveig, Ricardo Galvão e Vanderlei Bagnato.

Na área de Matemática a delegação francesa será formada por Etienne Ghys, Jean-Christophe Yoccoz, Pierre-Louis Lions e do lado brasileiro por André Nachbin, Antonio Galves, Aron Simis, Artur Ávila e Marcelo Viana.

As palestras serão gratuitas e oferecem certificados. Veja a programação completa.

O Ano da França no Brasil é organizado, na França, pelo Comissariado Geral Francês, pelo Ministério das Relações Exteriores e Européias, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação e por Culturefrance. No Brasil, pelo Comissariado Brasileiro, pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério das Relações Exteriores.