pt_BR
Ciências Matemáticas | MEMBRO TITULAR

Antonio Galves

(GALVES, A.)

18/06/1947
Brasileira
05/03/1997
05/09/2023

Contribuí de forma ativa à criação de um grupo de pesquisa no Brasil em “Sistemas Markovianos de Partículas”. Este grupo tornou-se um dos principais grupos de pesquisa matemática em nosso país, sendo um dos principais grupos de pesquisa na área em escala mundial.
A questão do Comportamento Hidrodinâmico de um Sistema Markoviano foi formulada pela primeira vez (e resolvida, no caso de um Processo de Exclusão Simples Simétrico) no primeiro artigo elencado na listagem anexa.
A questão do Comportamento Metaestável de Processos Estocásticos foi formulada pela primeira vez (e resolvida no caso de um Processo de Curie-Weisse de um Processo de Contacto unidimensional com valores suficientemente grandes da taxa de nascimento) no segundo artigo elencado na listagem anexa.
Não é exagerado afirmar que essas duas problemáticas complementares mudaram o panorama da área, tornando-se questões de primeira importância em Teoria das Probabilidades.
Os terceiro e quarto artigos elencados na listagem anexa resolvem duas questões abertas formuladas por Liggett no seu tratado fundamental sobre Sistemas Markovianos e por Durrett em artigo convidado em Annals od Probability.
O quinto artigo dá o primeiro resultado de convergência à lei exponencial de um instante de ocorrência de evento raro em um sistema conservativo. Além do mais, esta convergência tem sua velocidade controlada de maneira extremamente fina.
Já o sexto artigo é o primeiro passo de um projeto de modelar probabilisticamente a questao da aquisição e da mudançaa linguística no qual venho trabalhando há cerca de três anos.