Nos dias 17 e 18 de abril, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) sediou o Workshop Gerenciamento de Dados Científicos na América Latina e Caribe. A ABC contou com a parceria do Museu do Amanhã e do Sistema Mundial de Dados do Conselho Internacional da Ciência (ICSU-WDS, na sigla em inglês) na realização da atividade.
O encontro buscou debater as práticas de gerenciamento de repositórios de dados científicos em países da América Latina e Caribe. Entre os principais tópicos a serem discutidos no workshop estão a questão dos bancos de dados abertos, as iniciativas que já estão sendo tomadas neste escopo, além do financiamento e do treinamento para serviços de dados científicos e de pesquisa.
Para a realização do workshop, os organizadores tiveram o apoio da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), do Escritório Regional do Conselho Internacional da Ciência (ICSU-ROLAC), do Instituto Interamericano para Pesquisa em Mudanças Globais (IAI) e do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A atividade contou também com a parceria do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Rede Nacional de Pesquisa e Educação (RNP), o Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT) e o Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD).
Vídeos
Fotos:
Saiba como foi o evento:
Gerenciamento de Dados Científicos na América Latina
Nos dias 17 e 18 de abril, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) sediou o Workshop Gerenciamento de Dados Científicos na…
17 de abril de 2018
Workshop Gerenciamento de Dados Científicos na América Latina e Caribe
O encontro foi promovido pela ABC, em parceria com o Museu do Amanhã e o Sistema Mundial de Dados do Conselho Internacional da Ciência (ICSU, na sigla em inglês).