O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, Ed. 16 | PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA ATRAVÉS DA BIOECONOMIA
Os benefícios da natureza para o bem-estar humano são tema desse webinário, assim como a divisão justa e equitativa dos benefícios oriundos do uso sustentável das espécies amazônicas, visando a construção de uma bioeconomia para o Brasil. Os povos indígenas estão presentes há mais de 13 mil anos na Amazônia, manejando a floresta, os rios, produzindo os cuidados do corpo, desenvolvendo tecnologias e mantendo relações cosmo políticas. Essa integração de conhecimentos pode ser preciosa para a região.
Para debater essas questões, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) convidou:
- Webinaristas: Os acadêmicos Carlos Afonso Nobre e Carlos Alfredo Joly e o indígena do povo Tukano, João Paulo Lima Barreto.
- Moderadores: O presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o vice-presidente para a Região Norte, Adalberto Luis Val.
Faça sua inscrição gratuita e assista ao nosso webinário clicando em www.abc.org.br/transmissao.
SERVIÇO
Evento: Webinários da ABC | O mundo a partir do Coronavírus, Ed.16 | PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA ATRAVÉS DA BIOECONOMIA
Data: 3ª feira, 21/7/2020
Hora: 16h (GMT-3)
Evento no Facebook: FanPage
Local: www.abc.org.br/transmissao
Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!
- O Acadêmico Carlos Nobre, doutor em meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas e presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Ele é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e membro estrangeiro da National Academy of Science (NAS). Está desenvolvendo o projeto Amazônia 4.0, que trata da criação de ecossistemas de inovação e o enraizamento de uma nova bioeconomia.
- O indígena do povo Tukano João Paulo Barreto, mestre e doutorando em antropologia social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). É pesquisador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI), idealizador e cofundador do Centro de Medicina Indígena da Amazônia. Ele vai abordar o sistema de conhecimento e noção de tecnologias indígenas, utilizado com o propósito de manter o mundo terrestre em equilíbrio.
- O Acadêmico Carlos Joly, doutor em ecofisiologia vegetal pela Universidade de St. Andrews, na Escócia, com pós-doutorado pela Universidade de Bern, na Suíça. É coordenador do Programa Biota/Fapesp e da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/BPBES. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), entre outros órgãos nacionais e internacionais. Ele vai tratar da bioeconomia baseada na quimiodiversidade das espécies amazônicas e os exemplos de uso sustentável dos recursos, como em Mamirauá.
Assista ao evento completo:
Assista aos melhores momentos:
Saiba como foi o evento:
A preservação da Amazônia através da bioeconomia: webinário da ABC em 21/7
Três cientistas, sendo um indígena do povo Tukano, debateram as boas perspectivas do Brasil com o uso sustentável da sua biodiversidade.
Preservação da Amazônia através da bioeconomia
A 16ª edição dos webinários da ABC convidou especialistas que contribuem com um novo olhar para a preservação da Floresta Amazônica. Confira a matéria!