pt_BR

De: 3 de maio de 2010

Até: 5 de maio de 2010

Local: Academia Brasileira de Ciências (ABC) | Rio de Janeiro (RJ)

Uma vez ao ano, os Acadêmicos se reunem na Sede da ABC para a realização de sua Reunião Magna. É durante essa reunião, que, em 2010, aconteceu nos dias 3, 4 e 5 de maio, que são empossados os novos Membros Titulares e Correspondentes, eleitos no final do ano anterior. Com o tema Ciência, Saúde e Sociedade, a Reunião Magna da ABC 2010 aconteceu na sede da ABC.

O primeiro dia contou com um Simpósio Regional do Rio de Janeiro sobre Doenças Negligenciadas, coordenado pelo Acadêmico Wanderley de Souza e com a participação de destacados especialistas da área. Em seguida, ocorreram dois Simpósios de Jovens Cientistas de excelência em diversas áreas de pesquisa, oriundos do Brasil, do Equador, da Índia e do México. À noite, foi realizado o coquetel de lançamento do livro do físico da USP de São Carlos, o Acadêmico Sérgio Mascarenhas, intitulado Os Olhares de Janus.

No segundo dia da Reunião Magna foram realizados dois importantes encontros: pela manhã, o Simpósio sobre Doenças Cronodegenerativas, coordenado pelo Acadêmico Eduardo Krieger , e, depois do almoço, o Simpósio Ciência e Inovação, coordenado pelo diretor da ABC Evando Mirra. Outro Simpósio de Jovens Cientistas ocorreu entre os citados, desta vez com pesquisadores brasileiros e um chileno.

No fim da tarde aconteceu a Conferência Magna, proferida pelo Prêmio Nobel de Química do ano de 1986, Yuan T. Lee, e intitulada Dynamics of Chemical reactions and Photochemical Processes.

À noite houve um evento só para convidados: a Cerimônia de Posse dos Novos Acadêmicos e a entrega do Prêmio Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia, no Copacabana Palace.

No terceiro e último dia, 5 de maio, aconteceu o último Simpósio de Jovens Cientistas, com a participação de três pesquisadores brasileiros e um mexicano. Em seguida, foram realizados dois grandes Simpósios Internacionais. O primeiro, dividido em duas partes, com oito palestrantes expoentes em suas áreas de pesquisa, intitula-se Mudanças Climáticas na Era Pós-Copenhague: Perspectivas para a América Latina, coordenado pelo Acadêmico Luiz Pinguelli Rosa.

Fechando o evento, ocorreu o Simpósio intitulado O Papel das Academias no Ensino de Ciências: as Experiências do Brasil e da França, coordenado pelo Acadêmico Luiz Bevilacqua . Um dos palestrantes foi o Prof. Yves Queré, da Academia de Ciências da França, um dos expoentes do Programa Mão na Massa e grande divulgador do mesmo em todo o mundo. Este Programa é uma das mais bem sucedidas experiências de renovação da educação científica dos primeiros anos do processo de escolarização. Com as necessárias adaptações, vem sendo desenvolvido em outros países como o México e o Brasil, sendo aqui conduzido pela ABC, em parceria com diversas instituições públicas e privadas.

 

Programa