pt_BR

De: 3 de dezembro de 2014

Até: 5 de dezembro de 2014

Local: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) | Manaus (AM)

A Conferência Internacional “Ciência para a Erradicação da Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável: um Chamado para a Ação” foi realizada em Manaus, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), no período entre 3 e 5 de dezembro. O evento foi organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em parceria com a Academia Nacional de Medicina (ANM) e o Comitê pela Erradicação da Pobreza da Rede Global de Academias de Ciências (IAP). Criado em 2013, este comitê é presidido pela ABC e tem por objetivo debater estratégias visando engajar as Academias de Ciências do planeta nos esforços em prol da erradicação da pobreza e do desenvolvimento sustentável. Também deram suporte à organização desta iniciativa a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Programa Hidrológico Internacional (IHP-Unesco), a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC), a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN-UN) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Reunindo participantes de mais de 20 países, a Conferência teve como foco temas críticos que impactam mais severamente as populações pobres. Em que pese os enormes avanços conquistados pelos Objetivos do Milênio, milhões de pessoas ainda não dispõem de acesso a condições de vida mínimas para uma existência digna. A partir de políticas consistentes é possível transformar positivamente a vida de enormes contingentes populacionais, ampliando-se a qualidade de vida de comunidades carentes nos países menos desenvolvidos, e contribuindo para a proteção de povos marginalizadas globalmente. Através desta Conferência e de outras iniciativas similares, pretende-se sensibilizar as Academias de Ciências do mundo para que estas ajudem a mobilizar as comunidades científicas de seus países, buscando envolvê-las na construção da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 e no posterior monitoramento da implementação das Metas do Desenvolvimento Sustentável.

O encontro teve início na manhã do dia 03/12. Na cerimônia de abertura, compuseram a mesa Eduardo Moacyr Krieger, representando o Presidente da ABC, Jacob Palis; Luiz Renato de França (Inpa); Michael Clegg (IAP); Marcello André Barcinski, representando o Presidente da ANM, Pietro Novellino; Alan Bojanic (FAO); Blanca Jiménez (IHP-Unesco); e Lai-Meng Looi (IAMP). Na sequência, foi realizada a primeira sessão do evento, “Ciência para a Segurança Alimentar: Combatendo o Desafio de Alimentar o Mundo”, que contou com a participação de Linxiu Zhang (China), Alan Bojanic (FAO) e Joachim Schiemann (Alemanha). Amr Farouk (Egito) cancelou sua presença em virtude de problemas médicos, mas encaminhou a sua apresentação, que pode ser acessada no link abaixo. Na parte da tarde, o assunto foi “Ciência para a Segurança Hídrica: Melhorando o Acesso Global à Água”, com palestras de Blanca Jiménez (IHP-UNESCO), Dipak Gyawali (Nepal), Katherine Vammen (Nicarágua) e Bai-Mass Taal (AMCOW).

No dia 04/12, mais duas sessões foram realizadas. A primeira, “Ciência para a Saúde: Assegurando o Acesso Universal à Saúde”, teve como conferencistas Lai-Meng Looi (IAMP), Garry Aslanyan (OMS) e Fola Esan (Nigéria). Paulo Buss (Brasil) também acabou não participando em decorrência de problemas médicos, mas encaminhou a sua apresentação, que pode ser acessada no link abaixo. Na segunda sessão do dia, com o tema “Construção de Equidade Através de Políticas Sociais e Econômicas”, os palestrantes foram Aya K. Abe (Japão), Jere Behrman (EUA) e André Portela Souza (Brasil).

Por fim, a sessão “Ciência para a Erradicação da Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável” contou com uma apresentação de Jeffrey Sachs (SDSN), Assessor Especial do Secretário-Geral da ONU, seguida por um debate com as participações de Michael Clegg (EUA), Hernan Chaimovich (Brasil), Tim O’Riordan (Reino Unido), Ernst van Groningen (Suécia), Julian May (África do Sul), Bahru Zewde (Etiópia), Tilak Sharma (Índia) e Hyun-Ku Rhee (Coreia do Sul).

Programa
Perfil dos Participantes
Relatório
Logística

03 de dezembro

Session 1: Science for Food Security: Tackling the Challenge of Feeding the World

Linxiu Zhang (China) – Download 
Amr Farouk (Egypt) – Download 
Alan Bojanic (FAO) – Download 
Joachim Schiemann (Germany) – Download

Session 2: Science for Water Security: Enhancing Global Access to Water

Blanca Jiménez (IHP-UNESCO) – Download 
Dipak Gyawali (Nepal) – Download 
Katherine Vammen (Nicaragua) – Download 
Bai-Mass Taal (AMCOW) – Não utilizou slides


04 de dezembro

Session 3: Science for Health: Ensuring Universal Access to Health

Lai-Meng Looi (IAMP) – Download 
Garry Aslanyan (WHO) – Part 1 Download – Part 2 Download 
Fola Esan (Nigeria) – Download 
Paulo Buss (Brazil) – Download

Session 4: Building Equity through Social and Economic Policies

Aya K. Abe (Japan) – Download 
Jere Behrman (USA) – Download 
André Portela Souza (Brazil) – Download


05 de dezembro

Session 5: Science for Poverty Eradication and Sustainable Development

Presenter
: Jeffrey Sachs (SDSN-UN) – Download

Debaters:
Michael Clegg (USA) – Download 
Hernan Chaimovich (Brazil) – Não utilizou slides
Tim O’Riordan (UK) – Não utilizou slides
Ernst van Groningen (Sweden) – Download 
Julian May (South Africa) – Download 
Bahru Zewde (Ethiopia) – Download 
Tilak Raj Sharma (India) – Download 
Hyun-Ku Rhee (South Korea) – Download