pt_BR

De: 14 de setembro de 2009

Até: 16 de setembro de 2009

O Ano da França no Brasil visa contribuir para uma nova parceria estratégica franco-brasileira, para que os brasileiros conheçam um pouco mais sobre a competência e o conhecimento da França contemporânea. Durante o ano de 2009 a França tem estado presente no Brasil através de uma programação cultural e de cooperação de qualidade. Dentro deste espírito a Academia Brasileira de Ciências, como parceira antiga de intercâmbios com a Académie des Sciences de LInstitute de France e com o Collège de France, foi convidada a participar da organização no Brasil da programação científica do evento.

Assim, entre os dias 14 a 16 de setembro serão realizados na sede da ABC, no Rio de Janeiro, os Colóquios de Física e Matemática, enquanto que na USP e no Incor, em São Paulo, ocorrerão os de Química, Biologia e Ciências Médicas. Os eventos são gratuitos, abertos ao público e oferecem certificado mediante o comparecimento e preenchimento de ficha no local.

Na área de Física os participantes franceses serão os Professores Claude Cohen-Tannoudji; Guy Laval; Jean Claude Pecker e Serge Haroche, enquanto os participantes brasileiros serão os Professores Beatriz Barbuy, Belita Koiller, Carlos Escobar, Cid Bartolomeu, Luiz Davidovich, Moysés Nussenzveig, Ricardo Galvão e Vanderlei Bagnato.

Na área de Matemática a delegação francesa será formada por Etienne Ghys, Jean-Christophe Yoccoz, Pierre-Louis Lions e do lado brasileiro por André Nachbin, Antonio Galves, Aron Simis, Artur Ávila e Marcelo Viana.

No dia 18 de setembro, 6a feira, terá lugar no Auditório do BNDES – na Av. Chile, 100, no Centro do Rio de Janeiro – a série de Conferências Ciência para a Sociedade, destinadas ao grande público. As conferências em francês terão tradução simultânea. Os conferencistas serão Carlos Nobre, Jean François Bach, Pierre Corvol e Sérgio Pena.

Veja a programação da ABC e do BNDES.

Da área de Biologia e Ciências Médicas, estarão no Incor, em São Paulo os pesquisadores franceses Alain Carpentier; Jean-François Bach; Pierre Corvol e Stanislas Dehaene, participando dos simpósios com os brasileiros Eduardo Moacyr Krieger, Hildebrando Pereira, Jorge Kalil, José Eduardo Krieger, Protásio Lemos da Luz e Wagner Farid Gattaz. A programação, que abordará Cardiologia, Neurociências, Imunologia e Parasitologia, ocupará todo o dia 16/9, 4a feira.

Veja a programação do Incor.

Na área de Química estarão na USP, em São Paulo, os pesquisadores Christian Amatore, Jacques Livage, Marc Fontecave e Robert Corriu, que participarão dos colóquios com sABC eus colegas brasileiros Fernando Galembeck, Henrique Eisi Toma, Hernan Chaimovich, Ohara Augusto e Oswaldo Luiz Alves.

Veja a programação da área de Química.

O Ano da França no Brasil é organizado, na França, pelo Comissariado Geral Francês, pelo Ministério das Relações Exteriores e Européias, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação e por Culturefrance. No Brasil, pelo Comissariado Brasileiro, pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério das Relações Exteriores.

Tenha acesso aos arquivos Power Point apresentados no dia 18, no BNDES, clicando aqui.

ABC e Academia Francesa organizam programação científica

Ciência para a Sociedade: sucesso no BNDES

CBPF participa do Ano da França no Brasil

Colóquio de Física e Matemática

Início dos eventos científicos do Ano da França no Brasil

Encerramento do Colóquio de Física e Matemática na ABC

Evento Científico no BNDES

Semana Franco-Brasileira do Ensino Superior