O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) está à frente da organização de dois eventos científicos inseridos na programação do Ano da França no Brasil, iniciativa do governo dos dois países com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais no âmbito cultural, acadêmico e econômico.

Em outubro, a escola temática interdisciplinar Caracterização e Datação de Materiais do Patrimônio Cultural (Cadapac), organizada em parceria com o Centro de Pesquisa e Restauração dos Museus da França (C2RMF), vai reunir, de 25 a 31, na Universidade Federal de São João Del Rei, em Minas Gerais, especialistas nas áreas de física, química analítica, arqueologia, engenharia, arquitetura e museologia, para discutir técnicas e metodologias de caracterização, restauro e conservação de bens culturais.

“O objetivo desse projeto”, afirma Rosa Scorzelli, pesquisadora do CBPF e uma das coordenadoras do evento, “é promover uma visão ampla e atualizada dos conceitos e procedimentos modernos nesse campo interdisciplinar da arqueometria”. Além das conferências, oficinas práticas irão reforçar técnicas e procedimentos de análise utilizando equipamentos portáteis e peças do Museu do Louvre, em Paris, e objetos do Museu de Arte Sacra de São João Del Rei.

Já em novembro, entre os dias 11 e 13, é a vez da Nanomagnetism, Spin Electronics and Quantum Optics Conference (NSEQO) promover, no CBPF, o encontro dos mais importantes pesquisadores e especialistas em nanoestruturas magnéticas e óptica quântica para discutir recentes avanços e perspectivas na área.

O Acadêmico Alberto Passos Guimarães, pesquisador do CBPF e coordenador do evento, afirma que “a ideia original ao organizar a conferência foi destacar o trabalho de colaboração em pesquisa entre franceses e brasileiros”. A iniciativa resultou num evento multidisciplinar que inclui alguns dos mais proeminentes pesquisadores, brasileiros e franceses, como Serge Haroche, laureado em 2009 com a Medaille dOr do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS, na sigla em francês), e Albert Fert, Prêmio Nobel de Física em 2007.