pt_BR

Data: 28 de março de 2018

Local: Academia Brasileira de Ciências (ABC) | Rio de Janeiro (RJ)

A biologia celular é um campo da ciência que pesquisa processos dinâmicos como a divisão, a diferenciação e a morte das células. O estudo destes processos tem contribuído para a compreensão e o tratamento de doenças. Nos últimos anos, as pesquisas na área têm se expandido no mundo todo, incluindo o Brasil, devendo o seu crescimento ser estimulado cada vez mais.

De olho nessa missão, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promoveu, no dia 28 de março, na sede da ABC, o Simpósio “A Biologia Celular no Brasil: passado, presente e futuro”. O encontro teve a participação de cientistas brasileiros de diferentes áreas que discutiram a importância da biologia celular na genética, na biologia do desenvolvimento, na medicina, na bioquímica, na imunologia e na microscopia.

Entre os especialistas presentes estavam o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Hernandes Carvalho; a professora da Universidade de São Paulo (USP) Patricia Gama; o diretor do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), Kleber Franchini; a pesquisadora do A. C. Camargo Cancer Center, Vilma Martins; e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Manoel Luis Costa. Os Acadêmicos da ABC Sergio Pena, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Rafael Linden, docente da UFRJ, Patricia Bozza, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e Rodrigo Nunes da Fonseca, professor da UFRJ-Macaé também participaram do encontro.

O evento teve a coordenação do Acadêmico e professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ Wanderley de Souza, em colaboração com a professora titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ Claudia Mermelstein.

A professora titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ Claudia Mermelstein explicou que a biologia celular, que envolve o estudo da estrutura e das funções das células, é uma área de enorme relevância. Contou que a biologia celular surgiu no Brasil como uma introdução aos estudos de histologia e, depois, manteve uma estreita relação com outras áreas de pesquisa, como a bioquímica, a genética e a biologia do desenvolvimento.

Transmissões ao vivo

Saiba como foi o evento:

ATUAÇÃO DA ABC | 06 de abril de 2018

A biologia celular e seu caráter interdisciplinar

No dia 28 de março, a ABC realizou o Simpósio “A Biologia Celular no Brasil: passado, presente e futuro”, ocorrido na…


ATUAÇÃO DA ABC | 06 de abril de 2018

Biologia celular: inúmeras aplicações

A microscopia e a biologia celular têm andado de mãos dadas ao longo da história. O desenvolvimento tecnológico que permitiu os…


ATUAÇÃO DA ABC | 06 de abril de 2018

A biologia celular no Brasil: passado, presente e futuro

A biologia celular é um campo da ciência que pesquisa processos dinâmicos como a divisão, a diferenciação e a morte das…