O Acadêmico Clovis Caesar Gonzaga foi um dos dois vencedores do ”Optimization Society Khachiyan Prize”, outorgado pelo Instituto de Pesquisa Operacional e Ciências de Gestão (INFORMS, na sigla em inglês), a maior sociedade do mundo para profissionais dessa área.

Graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com mestrado em engenharia elétrica e doutorado em engenharia de sistemas e computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Gonzaga é, atualmente, professor titular de matemática na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ele vem trabalhando na área de otimização contínua nos últimos 40 anos. O Acadêmico foi um dos fundadores do Departamento de Sistemas e Computação da UFRJ, onde foi a primeira pessoa em todo o país a ensinar programação não-linear. Trabalhou simultaneamente em métodos de pesquisa de grafos, otimização contínua e em sistemas de energia mais eficientes. Foi o responsável pelo software utilizado no Brasil por muitos anos para planejar a expansão do sistema de transmissão de energia no país.

Durante a sua notável carreira, Gonzaga se tornou um dos maiores especialistas do mundo na área de otimização contínua, com interesse nos problemas fundamentais de métodos de pontos interiores (IPMs). Desde meados dos anos 80, como um dos principais desenvolvedores de IPMs, Gonzaga está entre os mais reconhecidos pesquisadores de otimização. Sua publicação de 1989, ”Um algoritmo para resolver problemas de programação linear em operações de O(n^3L)”, contém a análise de um método que até hoje é o mais eficaz para resolver problemas de otimização lineares. Outra publicação sua, de 1992, está entre os papers mais influentes que inspiraram e motivaram muitos pesquisadores.

Enquanto Gonzaga manteve-se a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de IPMs, recentemente, ele também trabalhou no método da lagrangiana aumentada, em métodos de filtragem para otimização não-linear restrita, e em métodos rápidos de descida mais íngreme.

Gonzaga também tem atuado no ensino e difusão do interesse pela otimização contínua em todo o mundo. Ele é membro da Society for Industrial and Applied Mathematics (SIAM) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e recebeu a Grande Cruz da Ordem do Mérito Científico.