pt_BR
Ciências Matemáticas | MEMBRO TITULAR

Clovis Caesar Gonzaga

(GONZAGA, C.)

06/09/1944
Brasileira
24/05/1996
13/08/2021

Clovis Gonzaga nasceu em Santa Catarina em 1944, filho de Adhemar e Carmen Gonzaga, advogado e professora secundarista. Viveu em Joinville até 1963, de onde partiu para cursar Engenharia Eletrônica no ITA, em São José dos Campos, onde presenciou o assalto da ditadura militar à liberdade de pensamento e de expressão.
Em 1968 ingressou na COPPE-UFRJ como estudante e posteriormente como professor. Fez o mestrado orientado por Jean-Paul Jacob e o doutorado com Nelson Ortegosa da Cunha em 1973, estudando otimização contínua e discreta. Participou nesse tempo do processo de formação da COPPE, onde um grupo de jovens entusiastas trabalhava sob a influência do vibrante pioneirismo de Alberto L. Coimbra, posteriormente perseguido e demitido pela ditadura. Fez um pós-doutorado com E. Polak na Universidade da Califórnia em Berkeley em 1976, trabalhando em otimização semi-infinita, retornando à COPPE para dedicar-se durante vários anos a algoritmos de busca em grafos e sua aplicação a problemas de planejamento de sistemas de energia elétrica, em colaboração com pesquisadores da Eletrobrás e suas concessionárias.
Retornou a Berkeley como Professor Visitante do departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação por dois anos a partir de 1985, no momento em que Karmarkar havia publicado um resultado revolucionário em otimização: um algoritmo de baixa complexidade para Programação Linear. Gonzaga desenvolveu então, em 1987, um novo algoritmo com complexidade inferior à de Karmarkar, resultado que até hoje não foi superado. Desde então trabalha em métodos de pontos interiores para Programação Matemática, disciplina que teve um crescimento explosivo após o resultado de Karmarkar. Atuou como Professor Visitante em várias instituições, incluindo a Universidade Técnica de Delft na Holanda, a Universidade Paris I – Sorbonne e o INRIA em Paris.
Foi membro da diretoria da Mathematical Programming Society, do Comitê Assessor de Matemática do CNPq, e foi eleito em 1995 para a Vice-Presidência da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional. É editor do SIAM Journal on Optimization e do Journal of Computational and Applied Mathematics. Em 1995 deixou o Rio de Janeiro e retornou a Santa Catarina. Trabalha atualmente no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina, orientando alunos dessa Universidade e da COPPE.