Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

Abertura da consulta aos Acadêmicos no Projeto de Ciências para o Brasil

Propostas para o fortalecimento de setores estratégicos para o desenvolvimento do país, elaboradas por mais de cem cientistas brasileiros, estão em fase de revisão crítica pelos membros da Academia Brasileira de Ciências até 30 de junho.

Leia no site da ABC

Encontro Academia-Empresa promove integração com o setor químico

Na segunda-feira, 12 de junho, acontece na sede da Abiquim, em São Paulo, o primeiro de uma série de encontros entre academia e empresários. O evento é uma iniciativa da ABC em parceria com a Embrapii.

Leia no site da ABC

ABC marca presença em debate sobre mudanças climáticas

O presidente Luiz Davidovich participou da divulgação do segundo relatório do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, em 5 de junho, no Rio de Janeiro. O documento fez um alerta para a vulnerabilidade das cidades costeiras brasileiras às alterações no clima global.

Leia no site da ABC

SOS à ciência brasileira

Em sua coluna no G1, publicada em 8 de junho, a jornalista Amelia Gonzalez deu destaque ao alerta que o presidente da ABC, Luiz Davidovich , fez na Reunião do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, em 5 de junho: cérebros da ciência estão saindo do país.

Leia no site da ABC

Escola no Brasil reproduz loucamente a desigualdade, declara pesquisador

Em entrevista dada à Folha de SP, o Acadêmico Ricardo Paes de Barros diz que em vez de oferecer aos alunos de baixa renda oportunidades de ascensão social, elas reforçam as diferenças educacionais herdadas do ambiente familiar.

Leia no site da ABC

Brasil: sustentável, insustentável

Em artigo publicado no site do InfoMoney, o Acadêmico Adalberto Luis Val faz uma análise do percurso do país rumo ao desenvolvimento sustentável, pautado em ações sérias de governança e faz uma crítica à "insustentável" rede de corrupção existente no Brasil.

Leia no site da ABC

José Goldemberg fala sobre meio ambiente e poluição no Domingão do Faustão, da Globo

O programa dedicou um quadro ao dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na segunda, 5 de junho. O Acadêmico apresentou dados sobre preservação ambiental e poluição no Brasil e no mundo.

Leia no site da ABC

Acadêmico Victor Pandolfelli e equipe ganham Prêmio Alfred W. Allen

Professor do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar, Pandolfelli e três pesquisadoras de sua equipe receberam o prêmio Alfred W. Allen, da American Ceramic Society. Eles foram agraciados em função do trabalho publicado no periódico Ceramics International.

Leia no site da ABC

Ex-presidente da ABC fala no programa "Vida de Cientista"

O médico Eduardo Krieger, que presidiu a ABC entre os anos de 1993 a 2007, foi o entrevistado do canal da Univesp em 7 de junho. Assista a entrevista.

Leia no site da ABC

Artigo de Acadêmicos da Física da UFPE na Nature Communications

Publicada em 31 de maio, a pesquisa traz novos dados sobre o fenômeno da turbulência em lasers aleatórios de fibra. O estudo é assinado pelo Acadêmico Anderson Gomes e os ex-membros afiliados Ernesto Raposo e Leonardo Menezes.

Leia no site da ABC

Evento debate internacionalização da ciência brasileira

O neurocientista e ex-membro afiliado da ABC Stevens Rehen é o palestrante convidado do "Let’s talk about science!", encontro que acontecerá no dia 14 de junho, nos EUA, com transmissão online.

Leia no site da ABC

Capacitação profissional em oftalmogeriatria: inscrições abertas

Acadêmico Rubens Belfort Jr. coordena curso em São Paulo voltado para a saúde dos olhos de pacientes idosos. As aulas começaram no dia 26/5 e vão até 25/11, mas ainda há vagas disponíveis.

Leia no site da ABC

Casa da Ciência realiza exposição sobre o Aedes Aegypti

A partir de 14 de junho, a Casa da Ciência da UFRJ abre ao público a mostra "Aedes: que mosquito é esse?". Com entrada gratuita, a exposição conta com talk show, cineclube e atividades surpresa.

Leia no site da ABC

Histórias de mulheres cientistas venezuelanas

A Academia de Ciências Físicas, Matemáticas e Naturais da Venezuela acaba de lançar livro que conta a trajetória de 42 pesquisadoras e suas contribuições para o desenvolvimento da ciência do país.

Leia no site da ABC

Museu da Vida recebe Festival de Ciência de 22 a 24 de junho

O Museu da Vida, que fica no campus da Fiocruz, Rio de Janeiro, recebe uma série de atividades que misturam ciência e ficção em evento gratuito e e aberto ao público. Confira a programação.

Leia no site da ABC

Crise da UERJ no RJ-TV

Os problemas enfrentados por professores, alunos e servidores da Uerj, em função da irregularidade e falta de repasse de verbas pelo Governo do Estado, é tema de uma série de reportagens exibida pelo RJTV 2ª edição, programa jornalístico da TV Globo.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |