O Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano divulgou suas vencedoras no dia 8 de junho. O prêmio busca destacar e reconhecer o trabalho de mulheres que atuam na produção de conhecimento sobre o mar no Brasil e para o fortalecimento da participação de mulheres na ciência, inspirado na trajetória e pioneirismo da bióloga Marta Vannucci (1921 – 2021), membra da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pioneira nos estudos oceanográficos brasileiros. A ABC é parceira da premiação e sua presidente, Helena Nader, integra o júri.

A vencedora da categoria Jovem Cientista é Marina Nasri Sissini: bióloga, mestra em Biologia de Fungos, Algas e Plantas, doutora em Ecologia, pós-doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente responsável técnica do projeto Arquipélagos Oceânicos, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A vencedora da categoria Cientista Inspiração Sênior é Zelinda Nery Leão (UFBA): naturalista, mestra em Geociências e doutora em Geologia Marinha. Seus estudos serviram de base para a criação de diversas unidades de conservação em áreas recifais no Brasil.

Idealizado pela Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, ligada ao Instituto Oceanográfico e Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, pela Liga das Mulheres pelo Oceano e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) o prêmio incentiva a equidade de gênero no avanço de uma ciência justa, equilibrada, criativa e produtiva.

A entrega será durante a São Paulo Ocean Week deste ano, que ocorre entre os dias 18 a 22 de setembro.