*Texto adaptado e traduzido de UC-Davis

Walter Soares Leal (Foto: Kathy Keatley Garvey)

O professor Walter Soares Leal da Universidade da Califórnia em Davis, EUA, e membro correspondente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2012, foi eleito para a National Academy of Sciences (NAS) dos Estados Unidos. Leal está entre os 120 novos membros eleitos em 30 de abril de 2024.

Walter Leal nasceu no Brasil e estudou no Brasil, Japão e Estados Unidos, tendo ingressado no Departamento de Entomologia da UC Davis em 2000, onde passou a integrar também o Departamento de Biologia Celular e Molecular, em 2013. “Walter é um entomologista reconhecido internacionalmente e um líder mundial em seu campo por sua pesquisa inovadora sobre o olfato de insetos e ecologia química”, disse Bruce Hammock, também entomologista da UC-Davis e membro da NAS. “Ele é verdadeiramente um homem renascentista. Presidiu nosso departamento entre 2006 e 2008, e sob sua gestão, nós fomos classificados como número 1 do país”.

Sobre sua eleição para a NAS, o Acadêmico diz que chegou a não acreditar de primeira. “Recebi duas ligações quase simultâneas nos meus dois celulares, então pensei que não poderia ser uma pegadinha, mas ainda não acredito”, disse Leal. “Como costuma-se dizer, muitos são merecedores e poucos são sortudos. Bruce Hammock me disse há muitos anos que, quando foi eleito para a NAS, olhou em volta e viu muitos colegas merecedores. Agora entendo muito bem esse sentimento. É uma honra tremenda e humilhante. Espero que não surja uma síndrome do impostor”.

Além de membro da ABC e da NAS, Leal também é membro da Entomological Society of America (2009), da American Association for the Advancement of Science (2005), da National Academy of Inventors (2019) e da Royal Entomological Society do Reino Unido (2014). Também foi o primeiro não-japonês a ocupar um cargo no Ministério da Agricultura, Pesca e Florestas do Japão.