Em 2014, a neurocientista norueguesa May-Britt Moser foi agraciada, em conjunto com Edvard Moser e John O’Keefe, com o Prêmio Nobel de Medicina, pela descoberta de células que funcionam como uma espécie de GPS cerebral, guardando pontos de localização. O trabalho, feito por meio do estudo de cérebro de roedores, abriu novo caminho para pesquisas sobre doenças como o Alzheimer.

Em 2012, Serge Haroche foi laureado junto com David Wineland com o Nobel de Física, “por métodos experimentais inovadores que permitem a medição e manipulação de sistemas quânticos individuais”, reforçando novos estudos em áreas como a computação quântica.

Já há três anos, em 2021, David MacMillan conquistou o Nobel de Química com Benjamin List pela descoberta de novos métodos de construção de moléculas. O trabalho teve forte repercussão na indústria farmacêutica, tornando a química mais verde.

São três exemplos de descobertas da ciência fundamental, vista muitas vezes em segundo plano, e que mostram como a ciência desempenha papel primordial na transformação da sociedade. Para que isso continue a ocorrer, no entanto, é preciso superar uma série de desafios.

(…)

Leia o artigo completo no Estadão.


Helena Nader – presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Marco Antonio Zago – presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp)

Pedro Wongtschowski – presidente do conselho superior de inovação e competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)