Na tarde do dia 19 de fevereiro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), realizou, na sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o encontro “Meninas e Mulheres na Ciência: avanços e perspectivas”, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SMCT) e com a própria ABC. O evento é parte das celebrações do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, e foi escolhido para marcar a entrega do termo de outorga para as pesquisadoras agraciadas no edital “Jovem Cientista Mulher” da Faperj.

A presidente da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão da Faperj, Leticia Oliveira, explicou que a iniciativa surgiu quando se constatou que a proporção de mulheres com propostas aprovadas na fundação era menor do que a de homens. A secretária municipal de C&T, Tatiana Roque, também defendeu editais específicos para mulheres.

“Precisamos desses editais não só para contrapor problemas concretos, como o assédio, o ‘teto de vidro’ para subir na carreira e, no caso das exatas, a discrepância entre o número de mulheres e homens. Mas precisamos também pelo bem da própria ciência. Temos inúmeros exemplos – na zoologia, na física, na medicina – de que sem as mulheres a ciência fica enviesada”, afirmou.

A presidente da ABC, Helena Nader, disse que os editais específicos para mulheres da Faperj são uma inovação bem-vinda no fomento à ciência, e defendeu que o modelo seja implementado também por outras fundações estaduais.

Representando as 70 cientistas contempladas no edital, a engenheira química Michelle Mothé recebeu seu termo de outorga das mãos do presidente e da diretora científica da Faperj, Jerson Lima e Eliete Bouskela. “É salutar que políticas públicas tragam cada vez mais investimentos em programas que promovam a inclusão, diversidade de pensamentos e de gênero”, disse a pesquisadora.

Ao final da cerimônia, foram anunciados também o lançamento do edital “Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação”, da Faperj, e da segunda edição do Prêmio Elisa Frota Pessoa, da SMCT.

As mulheres cientistas marcaram presença no auditório da ABC (Foto: Bruna Sampaio/ ABC)

Assista ao evento completo:

Confira os registros do evento!