Johanna Döbereiner, que comemoraria 100 anos neste 2024 (1924-2000), fez história na agricultura do Brasil e do mundo. E também na ciência. Em 50 anos de carreira, liderou pesquisas no que iria se tornar a Embrapa Agrobiologia, orientou pesquisadores e foi indicada ao Nobel de Química. Em uma de suas descobertas, permitiu ao país economizar até US$ 2 bilhões por ano na produção agrícola. Era uma das poucas mulheres em um ambiente tomado por homens —o que não lhe custou poucos desafios.

Neste mês que marca o Dia das Mulheres e Meninas na Ciência (11 de fevereiro), relembro a história de Johanna como um convite para refletirmos sobre o incentivo e reconhecimento dado às mulheres na sociedade. Embora dados recentes apontem avanços, uma análise do cenário brasileiro mostra que ainda temos um longo caminho a percorrer na busca pela equidade de gênero.

Recentemente, o Brasil passou da 94ª posição, em 2022, para a 57ª, em 2023, no ranking dos países com melhor paridade neste quesito, segundo o relatório Global Gender Gap, do Fórum Econômico Mundial. A amostra inclui 146 países. Ao observar os indicadores, contudo, percebemos que há muito ainda a melhorar, sobretudo na participação econômica e política das mulheres.

Ao mesmo tempo em que somam 51,5% da população, mulheres são apenas 17,7% das deputadas e 18% das senadoras. Também são apenas 5% no topo de empresas de capital aberto, segundo o Ibovespa. No trabalho, a remuneração também é desigual: mulheres recebem 78% do que ganham os homens, aponta o IBGE.

(…)

Leia o artigo completo na Folha de S. Paulo.

Johanna Döbereiner, uma pioneira da ciência nacional

 

Helena B. Nader

Presidente da Academia Brasileira de Ciências e professora emérita da Escola Paulista de Medicina da Unifesp