O Globo Rural exibiu no dia 7 de janeiro uma série de reportagens especiais sobre agricultura sustentável, mostrando exemplos ao redor do Brasil que conciliam produção e preservação. O programa ouviu a agrônoma Mariangela Hungria, diretora da Academia Brasileira de Ciências (ABC), sobre as bactérias fixadoras de nitrogênio.

Esses microrganismos são fundamentais para a agricultura pois transformam o nitrogênio presente na atmosfera e no solo em compostos possíveis de serem absorvidos pelas plantas. Sem eles, é preciso utilizar fertilizantes nitrogenados importados. “Elas (as bactérias) formam estruturas nas raízes, os nódulos, que captam nitrogênio do ar e transformam em proteína. Só na cultura da soja, nesta última safra, essas bactérias economizaram para nós 25 bilhões de dólares”, afirmou a pesquisadora.

Graças à esses organismos, o Brasil se tornou liderança mundial em produção de soja, mas para isso foi preciso muita ciência. As pesquisas nessa área foram iniciadas por outra mulher membra da ABC, a pioneira Johanna Döbereiner, que primeiro imaginou a aplicação dessas bactérias em uma época em que fertilizantes nitrogenados pareciam a única solução. Hoje, além da soja, elas são também utilizadas em outros cultivares essenciais para a agricultura nacional, como a cana-de-açúcar e o feijão.

A reportagem completa pode ser vista na matéria abaixo, no subtópico “Conservar Solo e Água”:

Futuro da agropecuária: Globo Rural percorre o Brasil e mostra exemplos de quem produz conservando a natureza