0Nos dias 12, 13 e 14 de setembro ocorrerá o VII Simpósio de Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Centro Cultural da FGV, localizado na Praia de Botafogo, 186, Rio de Janeiro. O simpósio busca integrar cientistas em redes multidisciplinares de pesquisa que possam gerar impacto no desenvolvimento socioeconômico do país.

Durante os três dias do Simpósio, especialistas de diferentes áreas e países se reunirão para dialogar sobre os principais desafios enfrentados pela população brasileira atualmente. Os seguintes temas serão abordados no Simpósio deste ano: Pesquisa, Inovação e Setor Produtivo; Ética e Integridade em Pesquisa; O Impacto das Mudanças Climáticas, Poluição e Desastres Ambientais sobre a saúde da população, Comunicação e Nova Ordem Social; Parceria FGV; Reforma Tributária e o Marco Fiscal. 

A mesa de abertura no dia 12 terá o tema “O Impacto da Ciência na Sociedade e no Avanço do Conhecimento” e contará com o diretor da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Alvaro Toubes Prata. “As diferentes instituições que abrigam a ciência e o desenvolvimento científico precisam unir esforços e atuar em sinergia para superar os desafios da atualidade”, afirmou o Acadêmico.

Flash Presentations

A edição deste ano também conta com uma novidade: O Painel Flash Presentations.

Pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do exterior terão a oportunidade de apresentar propostas de projetos de pesquisa, a serem desenvolvidas em parceria, através da formação de equipes multidisciplinares, no VII Simpósio de Pesquisa da FGV. O painel das Flash Presentations, que é uma das novidades desta edição, será realizado na tarde do dia 13 de setembro e vai contar com a presença de representantes de diversas organizações financiadoras de pesquisa. Este ano, o Simpósio de Pesquisa acontece nos dias 12, 13 e 14 de setembro, no Centro Cultural da FGV, localizado no Rio de Janeiro.

“Este painel foi pensado para o pesquisador que tem uma proposta de projeto de pesquisa que pode se beneficiar da colaboração com pesquisadores da área de Ciências Sociais e Humanidades e outras áreas de conhecimento”, afirmou a Diretora de Pesquisa e Inovação da FGV, Goret Pereira Paulo. Os interessados devem enviar as apresentações para o e-mail research.net@fgv.br até o dia 21 de agosto. O modelo de apresentação pode ser encontrado neste link.

Na ocasião, os pesquisadores poderão introduzir, em até 10 minutos, os objetivos, a metodologia e os próximos passos necessários para desenvolvimento de um projeto de pesquisa multidisciplinar.

Está confirmada a presença de representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Também estão com presença confirmada representantes do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O Simpósio de Pesquisa da FGV busca estruturar redes de pesquisadores do Brasil e do exterior, para promover a realização de projetos de pesquisa multidisciplinares com alto impacto no desenvolvimento socioeconômico do país. Este ano serão promovidos debates sobre temas que representam os principais desafios atuais da sociedade: Pesquisa e Inovação; Ética e Integridade em Pesquisa; Impactos Sócio Econômicos das Mudanças Climáticas e Desastres Ambientais; Comunicação e Nova Ordem Social; Reforma Tributária e Marco Fiscal.

Inscreva-se!