As diretorias da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) reiteram a preocupação já manifestada por ambas há exatamente um mês, no dia 19 de julho p.p., ante os riscos de que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, seja submetido a injunções partidárias, que desconheçam o papel decisivo que a ciência desempenha para o desenvolvimento econômico, social e sustentável.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação recobrado para sua missão desde o começo do ano tem tido papel fundamental nas políticas do Estado brasileiro. Assim, mostrou recentemente sua importância em sua atuação na cúpula dos países amazônicos, buscando por meio da CT&I a cooperação entre os países que compartilham a maior floresta tropical do mundo.
As grandes economias mundiais estão fortemente engajadas com a chamada sociedade do conhecimento, para a geração de riquezas por meio da produção de informação, capacidade de
pesquisa e inovação conceitual.

Somente a ciência pode produzir tecnologias e inovação, tão necessárias para o Brasil realizar as ricas potencialidades que derivam de nossa natureza e sociedade. Graças a um esforço de gerações, nosso País conseguiu ter um dos melhores sistemas de formação de mestres e doutores do mundo, bem como atingir uma posição honrosa na produção científica. O atraso gerado por políticas negacionistas, que predominaram aqui em anos recentes, está sendo revertido pelo atual governo, somando-se à decidida atuação de nossa comunidade acadêmica e científica. Por isso mesmo, esse itinerário não deve nem pode ser rompido em nome de interesses meramente partidários.

Manter a relevância da ciência é condição para efetivar os compromissos que nosso País assumiu, no recente pleito presidencial. Para tanto, enfatizamos a necessidade de uma clara garantia de que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação continue focado no conhecimento científico e nas necessidades de nosso povo. Repetimos nossa frase de um mês atrás: o futuro do Brasil não pode estar atrelado a visões do passado.

19 de agosto de 2023.

HELENA BONCIANI NADER
Presidente da ABC

RENATO JANINE RIBEIRO
 Presidente da SBPC

 


Acesse aqui o pdf da nota