O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro, irá receber o acervo do ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Maurício Peixoto. No próximo dia 16 de agosto, às 9h30, haverá uma mesa redonda para a assinatura do termo de doação do arquivo desse que é um dos principais nomes da matemática no Brasil. Participam da mesa a viúva de Maurício, Alciléia Peixoto, Lindolpho de Carvalho Dias, Jair Koiller e a pesquisadora do MAST Heloisa Bertol Domingues.  

Engenheiro civil formado pela UFRJ, Maurício Peixoto foi um dos principais matemáticos brasileiros. Além da ABC, que presidiu de 1981 a 1991, foi também presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Ao longo da vida, Peixoto foi laureado com diversos prêmios e lecionou nas universidades americanas de Chicago e Princeton.

O acervo que chega ao MAST é, em sua maioria, de documentos textuais referentes a trocas de correspondências, estudos desenvolvidos por ele, preparação de aulas, entre outros.  Na avaliação do coordenador de Documentação e Arquivo do MAST, José Benito Abellas, além da relevância para o campo, a contribuição como gestor merece destaque para a história da ciência e tecnologia nacional.

“Por sua atividade plural, inclusive pelo seu peso na academia e sua atuação nas sociedades científicas, ele é um exemplo. Ter essa figura central da matemática brasileira no acervo do MAST ajuda a desenhar boa parte do quadro de memória da ciência brasileira. Cada vez mais o MAST se consolida como lugar de guarda e disseminação de informações sobre aqueles que fizeram a ciência e a tecnologia brasileira”, concluiu.

Serviço

Evento: Maurício Peixoto e a Matemática Brasileira – Doação do acervo pessoal do professor Maurício Peixoto ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast)

Data e hora: 16 de agosto de 2023, às 9h30.

Local: Auditório do Edifício Ronaldo Mourão (Mast), Rua General Bruce, 586, São Cristóvão, RJ.