A Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia Nacional de Medicina (ANM) e a Academia de Ciências Médicas do Reino Unido (UKAMS, do inglês), realizaram dois workshops conjuntos nos dias 28 e 29 de março. O primeiro discutiu abordagens de Saúde Única (One Health) para os desafios das doenças infecciosas no Brasil, e o segundo tratou da capacitação de pesquisadores na área médica do país. Os encontros se deram na sede da ANM no Rio de Janeiro.

O workshop “Advancing a One Health Approach in Brazil” tratou de como a pesquisa científica pode atuar na elaboração de políticas públicas específicas, locais e impactantes. Pesquisadores e profissionais da saúde se reuniram para identificar oportunidades e barreiras à pesquisa e à implementação mais ampla de uma abordagem Saúde Única no Brasil, ou seja, um manejo integrado e sistêmico da saúde, compreendendo que a saúde humana está intimamente ligada à condição saudável dos alimentos, dos animais e do meio ambiente.

Além de sessões plenárias com apresentações de especialistas, o workshop também contou com dinâmicas que envolviam a divisão dos participantes em grupos de discussão menores que tinham como tema: políticas, pesquisas, dados, e envolvimento da comunidade.

Já o workshop “Researcher Capacity Building: Brazil”, por sua vez, teve o objetivo de oferecer aos participantes uma ocasião para compartilhar e discutir as boas práticas e oportunidades para os pesquisadores que estão desenvolvendo suas carreiras no Brasil. A atividade envolveu modelos de mentoria e apresentou iniciativas focadas no desenvolvimento de carreiras científicas desenvolvidos pela ABC, ANM ou UKAMS. Nesta parte, a vice-presidente da ABC para o Rio de Janeiro, Patricia Torres Bozza, apresentou algumas iniciativas da Academia, como a categoria de Membros Afiliados e o Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo às Vocações Científicas (PAPL).

A ABC também esteve presente no comitê científico dos workshops com os Acadêmicos Marcello Barcinski (co-chair), Helena Nader e Pedro Vasconcelos. Esse é o terceiro evento conjunto entre a ABC, a ANM e a UKAMS. O primeiro, em 2018, abordou transtornos neurológicos infantis, e o segundo, em 2020, a saúde urbana.

A vice-presidente da ABC para o RJ, Patricia Torres Bozza, representou a Academia nas atividades (Foto: Marcelo Amaral).