Marcello André Barcinski
(BARCINSKI, M.)
Marcello Barcinski possui graduação em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1965), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e pós-doutorado pelo National Institutes Of Health. É Professor Titular aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade de São Paulo. Barcinski é Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Cedido pela USP para o Ministério da Saúde, criou no Instituto Nacional de Câncer a Divisão de Medicia Experimental e a Pós-Graduação em Oncologia. Tem experiência na área de Biofísica e Imunologia, especialmente em Imunologia Celular. Atua principalmente nas áreas de imuno-parasitologia e medicina translacional com ênfase nos efeitos da morte celular programada por apoptose. Criou o conceito do “mimetismo apoptótico” demonstrando pela primeira vez, que a atenuação da resposta imune por mecanismos de apoptose em patógenos unicelulares (Leishmania spp) tem um papel importante no estabelecimento de doenças parasitárias. O mesmo mecanismo opera também no estabelecimento de tumores.
Foi condecorado na Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008), que é atribuída a personalidades, pesquisadores, professores e outros agentes do conhecimento que se destacam pela sua atuação no campo da ciência e da tecnologia. Marcello Barcinski também é membro titular da Academia Nacional de Medicina (1999).