Confira matéria publicada em 28 de janeiro pelo jornal Estado de Minas sobre o processo de renascimento do Museu Nacional. A reportagem ouviu o Acadêmico e diretor do Museu, Alexander Kellner:

Mesmo com chuva, visitantes chegam de todos os cantos para admirar a fachada restaurada do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, na capital fluminense. “Quem viu este monumento funcionando em toda sua grandeza, depois se horrorizou com a destruição pelo fogo e agora assiste ao renascimento, fica emocionado. Parece a história daquela ave da mitologia grega”, diz a turista paulista, equilibrando-se com a sombrinha para registrar o cenário na tela do celular.

A comparação do Palácio de São Cristóvão, sede do museu vítima de incêndio em 2018, com a Fênix, o pássaro lendário que ressurgia das cinzas, é inevitável. E a paulista sabe que até “voar” em plenitude, o edifício-monumento, onde residiu a família real portuguesa, tem muito espaço a percorrer.

“Só de estar de cara nova, nesse tom claro, já é um alívio”, afirma a turista. Vale destacar: o amarelo-ocre da fachada e o verde das portas são as mesmas cores do período imperial.

(…)

Leia a matéria completa no Estado de Minas.

Capa do Estado de Minas de 28 de janeiro destaca restauração da Biblioteca Pública Estadual, em BH, e do Museu Nacional, no Rio.