Os premiados e membros titulares da ABC Jerson Lima Silva e Marcelo Knobel com o Ricardo Lima (CEO da CBMM), ao centro.

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), empresa brasileira líder mundial na produção e comercialização de produtos de nióbio, realizou no dia 30/11 a cerimônia de entrega do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia 2022. A premiação encerrou o primeiro dia da programação da 20ª Conferência Anpei de Inovação, que contou com programação até ontem (dia 01 de dezembro) e tema “Desenvolvimento Sustentável Inovador: um círculo virtuoso”. Pelo quarto ano consecutivo, a iniciativa promovida pela CBMM, que se consolida como a maior premiação de ciência e tecnologia do país, com inscrições de profissionais de diversos estados brasileiros, enalteceu o legado científico e tecnológico de pesquisadores que destacam o Brasil no cenário mundial e geram contribuições para a sociedade.

Além de valorizar a relevante produção científica e tecnológica já realizada, o propósito é fomentar novas iniciativas, com aplicações práticas e estimular nos jovens profissionais o desejo de construir carreiras inspiradas por modelos de excelência, a exemplo do que fizeram os eleitos pela comissão julgadora do Prêmio 2022: o físico Marcelo Knobel e o biofísico Jerson Lima Silva, que ampliaram o alcance de suas obras indo além dos limites formais de suas áreas de conhecimento.

Com a palavra, os vencedores

Ambos os pesquisadores destacam a importância desse tipo de iniciativa como fator de multiplicação e de motivação à carreira científica e tecnológica. Jerson Lima Silva declarou: “O Prêmio CBMM é o maior de Ciência e Tecnologia do Brasil e reconhece nossa ciência uma das maiores do mundo. Reconhecimentos como este são um farol de esperança, uma luz para incentivar o jovem a seguir o caminho da pesquisa e da inovação. Certamente, não faltarão pesquisadores e pesquisadoras de altíssima competência para se inscreverem nas próximas edições”. Marcelo Knobel também destacou a valorização do trabalho científico: “Um prêmio como este é fundamental para incentivar futuras gerações e para que a gente tenha um país que pense a ciência como um valor absolutamente fundamental e um futuro com desenvolvimento mais sustentável”.

Moléculas da vida

Graduado em medicina, o professor Jerson Lima Silva recebeu o título de doutor em biofísica em 1987, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua curiosidade sobre as “moléculas da vida”, como ele mesmo diz, o levaram a pesquisar a relação da formação de proteínas com a ocorrência de doenças que afetam o corpo e a mente humana. Ao longo de mais de 30 anos de contribuições científicas e cerca de 220 artigos publicados, o trabalho de Silva abriu novas perspectivas para o uso de ferramentas bioquímicas, biofísicas e de biologia estrutural inovadoras que aprofundam a compreensão sobre o dobramento errado das proteínas, bem como suas aplicações biotecnológicas; importantes para estudos de doenças neurodegenerativas e do câncer.

Desvendando o magnetismo

Nascido na Argentina e criado no Brasil, o professor e doutor em física Marcelo Knobel é também um dos expoentes da divulgação científica brasileira. Ele é uma voz de destaque na defesa das universidades públicas e da ciência em diversos posicionamentos e artigos de opinião. Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Knobel lidera um grupo que desenvolve e estuda novos materiais magnéticos em escala nanométrica, com potencial de aplicações desde a gravação magnética até a medicina, tendo publicado mais de 300 artigos. Como pró-reitor de graduação, em 2010, implantou o inovador Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), que alia a formação geral com inclusão social e ação afirmativa. Em sua gestão como reitor, a Unicamp implantou as cotas étnico-raciais, a diretoria executiva de Direitos Humanos, o Hub Internacional para Desenvolvimento Sustentável, o Instituto de Estudos Avançados, o portal da transparência, entre outras iniciativas. 

As trajetórias inspiradoras dos dois vencedores do Prêmio CBMM 2022 já estão disponíveis no canal do Youtube da CBMM. Confira: