pt_BR
Ciências Físicas | MEMBRO TITULAR

Marcelo Knobel

(KNOBEL, M.)

18/07/1968
Argentina
01/01/2022

Graduação em Fisica (1989) pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, doutorado em Física (1992) também pela UNICAMP. Pós-Doutorado (1994) pelo Instituto de Magnetismo Aplicado, IMA, Espanha e pelo Istituto Elettrotecnico Nazionale Galileo Ferraris, IENGF, Itália.
 
Professor titular do Departamento de Física da Matéria Condensada do Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP, atuando na investigação experimental de materiais magnéticos nanoestruturados. Dedica-se também à divulgação da ciência e da tecnologia e à Educação Superior. Em sua principal área de atuação, Knobel vem atuando em sistemas magnéticos nanoscópicos, investigando principalmente as interações dipolares em nanosistemas magnéticos, utilizando diversas técnicas experimentais, modelos teóricos e simulações computacionais. Esses sistemas, além do interesse em pesquisa básica, possuem diversas aplicações possíveis, principalmente em sistemas de gravação magnética e nanomedicina.
 
Em 2021 foi nomeado Professor Honorário Distinto da Faculdade de Engenharia da Universidade de Cardiff, País de Gales. Em 2021 também foi reconhecido com Mérito Educacional Professor Darcy Ribeiro da Câmera Municipal de Campinas.