No dia 23 de agosto a presidente da ABC, Helena Bonciani Nader, participou da “2022 Alumni Leadership Conference – Celebrating Australian Alumni Advances in STEM”, organizada pela Embaixada da Austrália no Brasil. O evento online reuniu pesquisadores australianos-brasileiros para seminários e oficinas, visando o desenvolvimento profissional e o estreitamento de laços entre as comunidades científicas dos dois países.

Helena Nader foi convidada para ministrar a palestra de abertura do primeiro dia da conferência, cujo tema foi “Mulheres em Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática”. Durante sua fala, a presidente da ABC abordou a participação relativa de mulheres na ciência, na política e nos negócios brasileiros. De acordo com um relatório recente do Conselho Internacional de Ciências, feito com 65 academias nacionais, nas áreas com maior participação feminina a proporção ainda é menor do que 30%.

“Mulheres encontram desafios em todas as profissões, especialmente na carreira científica. Precisamos lidar com culturas institucionais predominantemente masculinas, responsabilidades familiares desproporcionais, e, como apontado por vários estudos, vieses negativos em financiamento, revisões e citações”, argumentou.

A pandemia agravou essa situação. De acordo com um artigo recente publicado na Nature, a participação de mulheres na produção científica caiu desproporcionalmente depois do novo coronavírus. Esses efeitos são ainda mais graves entre as pesquisadoras em início de carreira. “Ainda temos um longo caminho pela frente”, concluiu Nader.

Helena Nader durante apresentação na Conferência. Gráfico mostra a queda na participação de mulheres nos cargos mais altos da gestão de ciência