O Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia chega ao seu quarto ano em 2022, se consolidando como a maior premiação de reconhecimento científico e tecnológico do país. Este ano, os vencedores são os Acadêmicos Jerson Lima Silva, atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), professor e pesquisador do Insituto de Bioquímica Médica da UFRJ, e Marcelo Knobel, professor titular do Departamento de Física da Unicamp, onde também atuou como reitor entre os anos de 2017 e 2021. Cada vencedor recebe R$ 500 mil.

O prêmio é oferecido pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e abberto a profissionais que tenham desenvolvido produtos, processos, metodologias e/ou serviços inovadores nas áreas de ciências da computação, ciências da terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química.

Professor titular do Instituto de Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jerson Lima Silva possui formação em medicina (1984) pela UFRJ e doutor em biofísica (1987) pela mesma instituição. É um dos pioneiros em pesquisas que buscam novas possibilidades de terapias anticâncer, tendo descoberto formas mutantes da proteína p53 – que podem causar a morte de mais de meio bilhão de pessoas nas próximas décadas. O cientista investiga o papel da estrutura e das mutações de proteínas associadas a enfermidades como doença de Parkinson, encefalopatias espongiformes transmissíveis, câncer e coronavírus – que já lhe renderam mais de 220 trabalhos publicados, além de patentes e livros.

Marcelo Knobel é bacharel em física (1989) e doutor em ciências (1992) pela Unicamp, com pós-doutorados realizados no Istituto Elettrotecnico Nazionale Galileo Ferraris, na Itália, e no Instituto de Magnetismo Aplicado, na Espanha. Por sua luta para popularizar e desmistificar a ciência, o cientista foi agraciado com o Prêmio José Reis de Divulgação Científica (2019). Na Unicamp, foi um dos responsáveis pela criação do Museu de Exploratório de Ciências e atua como pesquisador no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor). Ele lançou, em 2020, o canal “Espaço Recíproco”, disponível no YouTube e em podcasts. 

A cerimônia de premiação ocorrerá no mês de agosto. Fique atento ao site da ABC para mais informações!