O Programa de Mudanças Climáticas e Saúde da Parceria InterAcademias (IAP) é uma iniciativa inter-regional que busca trazer soluções de adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas na saúde humana. A Academia Brasileira de Ciências participa do programa através do Acadêmico Paulo Saldiva.

Como representante das Américas, a Rede InterAmericana de Academias de Ciência (IANAS) ficou responsável por redigir o relatório para o continente, que será lançado oficialmente em 8 de março, das 15:00 às 17:00 (horário de Brasília), durante o webinário “Mudanças Climáticas e Saúde nas Américas”, organizado por IAP, IANAS e Royal Society do Canadá (RSC).

Uma prévia do relatório foi disponibilizada em novembro de 2021 e traz análises dos principais problemas de saúde que são agravados pelas mudanças climáticas no continente. No documento são explorados estudos de caso que contextualizam desafios e soluções para diferentes localidades. A prévia destaca também a necessidade de colaboração entre os sistemas de saúde dos países americanos e o papel crucial que o combate às desigualdades cumpre na luta contra o aquecimento global.

O evento contará com tradução simultânea apenas para inglês e espanhol.

Inscreva-se