A representação dos membros afiliados da ABC convida para mais uma Mentoria da ABC, coordenada pela afiliada da ABC Jaqueline Mesquita, eleita para o período 2018-22.

No dia 29 de outubro (6ª feira), às 14h30, será realizado um novo encontro, com a temática “O papel das sociedades científicas e a atuação dos jovens nestas sociedades”.

O evento contará com a participação do físico Ildeu Moreira, ex-presidente da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC); Karina Bortolucci, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI); e Paolo Piccione, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A mediação será feita pelo membro afiliado Marcelo Mori (Unicamp).

Conheça os participantes:

ldeu de Castro Moreira

Professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1976 e de programas de pós-graduação em História da Ciência, Ensino de Física e Comunicação Pública da C&T. Foi diretor do Departamento de Popularização da C&T do MCTI e coordenador da Semana Nacional de C&T (2004 a 2012). Foi editor científico da revista Ciência Hoje durante vários anos e membro de conselhos da Sociedade Brasielira de Física (SBF), SBPC e Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), do Conselho Superior da Capes e de Comitê de Assessoramento (CA) do CNPq. Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC (2017-2021), da qual é presidente de Honra.

Karina Ramalho Bortoluci 
Professora associada do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui graduação em ciências biológicas pelo Instituto Mackenzie, doutorado direto em imunologia e pós-doutorado em imunologia pela Universidade de São Paulo (USP). Faz parte do Keystone Symposia Programming Consultants e é a atual vice presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia (2020-21). Atua na área da imunidade inata, com foco no estudo de vias moleculares envolvidas na ativação dos inflamassomas e o seu impacto para o controle de infecções.

Paolo Piccione

Graduado em matemática pela Università Degli Studi Di Roma La Sapienza (Itália), doutorado em matemática pela Pennsylvania State University (EUA), livre docente na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (biênio 2019-2021), professor titular da USP, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro do Comitê Executivo da International Mathematical Union, membro da Comissão Especial Regimes de Trabalho da USP, membro da Coordenação da Área de Matemática e Estatística da Fapesp.

Marcelo Mori

Graduou-se em ciências biológicas/modalidade médica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com doutorado em biologia molecular pela mesma instituição. No exterior, realizou estágios de pós-doutoramento em 2007, no Centro Max-Delbrück de Medicina Molecular, na Alemanha, e no Centro de Diabetes Joslin, da Faculdade de Medicina de Harvard, nos EUA, entre 2008 e 2011. É professor doutor de biologia do envelhecimento no Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2020, liderou a força-tarefa da Unicamp contra a Covid-19. É membro afiliado da ABC, eleito para o período 2018-2022.


INCRIÇÕES AQUI