37 WEBINÁRIOS DA ABC | ED. 45
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: COMO FALAR MAIS ALTO DO QUE A DESINFORMAÇÃO?
14/9, 3ª f, 16h (GMT-3)

 A pandemia mostrou a importância da voz da ciência na prática. No entanto, também abriu espaço para notícias falsas, que têm prejudicado muito a comunicação com a população sobre as medidas necessárias para vencer a COVID-19, especialmente em relação à vacinação. As fontes confiáveis vêm tendo grande empenho em manter uma boa comunicação com o público. E como seria esse processo? Como falar com a sociedade e  conseguir ser ouvido, em meio a tanto ruído nas redes?

Para debater esse tema, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

Herton Escobar, Aline Ghilardi e Yurij Castelfranchi

Herton Escobar (USP)
“Universidades: comunicação científica de alto nível e alto impacto”
Jornalista profissional, especializado na cobertura de ciência e meio ambiente. Trabalha na Universidade de São Paulo (USP), como repórter especial da Superintendência de Comunicação Social desde 2019. Antes disso, durante quase 20 anos, foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo, com mais de 2 mil reportagens publicadas em formato impresso e digital, sobre uma grande variedade de temas. Desde janeiro de 2015 é também colaborador internacional da revista Science, dos Estados Unidos.

Aline Ghilardi (UFRN)
“Divulgação científica nas redes sociais”
É criadora da rede de divulgação “Colecionadores de Ossos”, vinculada às iniciativas Science Blogs Brasil e Science Vlogs Brasil. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutora em ciências/geologia, com ênfase em paleontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve pesquisas em paleobiologia, paleoicnologia e osteohistologia de vertebrados.

Yurij Castelfranchi (UFMG)
“Top 10: erros e acertos na divulgação científica”
Professor associado do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordena o observatório interdisciplinar InCiTe (Inovação, Cidadania, Tecnociência); é pesquisador do Instituto Nacional para Comunicação Pública da C&T (INCT-CPCT) e coordena o curso de especialização em comunicação da ciência da UFMG, “Amerek”. Doutor em sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fez graduação em física e mestrado em comunicação da ciência, ambos na Itália

O evento será moderado pela Acadêmica Débora Foguel (UFRJ) e pelo presidente da ABC, Luiz Davidovich.


INSCREVA-SE AQUI 

ASSISTA EM WWW.ABC.ORG.BR/TRANSMISSAO