Leia a mensagem dos ex-alunos do Acadêmico Oswaldo Luiz Alves, professores Amauri Jardim de Paula e Odair Pastor Ferreira, da UFC, e Diego Stéfani Teodoro Martinez, do LNNano/CNPEM:

No sábado, dia 10 de julho de 2021, perdemos de forma repentina, aos 73 anos, o querido Oswaldo Luiz Alves, professor aposentado do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC), e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Oswaldo foi ganhador de dezenas de prêmios nacionais e internacionais dedicados à ciência, pesquisa e inovação científica, frutos de um carreira intensa e longeva. Publicou centenas de artigos científicos e gerou dezenas de patentes. Gerou livros sobre temas sensíveis que vão da desigualdade no Brasil à implementação de uma indústria química brasileira moderna e competitiva, baseada nas nanotecnologias. Orientou aproximadamente 50 alunos entre mestres e doutores, e ministrou aula para milhares de alunos ao longo de mais de 35 anos como docente da Unicamp. Foi um grande professor. Foi um grande cientista. Foi completo.

Entusiasta é palavra que expressa sua personalidade. Oswaldo atuou nacionalmente, desconhecendo limites impostos por fronteiras ou regiões. Estabeleceu dezenas de colaborações cientificas entre universidades e centros de pesquisa em todo o Brasil, as quais perduram por décadas. Agradável e muito comunicativo, percorreu de forma incansável o país ministrando aulas e palestras voltadas à popularização da ciência, da química, e, mais intensamente nos últimos 20 anos, da nanotecnologia.

Foi um grande entusiasta da ciência nacional, defensor de uma prática de pesquisa independente e focada nos problemas brasileiros, a única, segundo sua visão, capaz de trazer o tão ansiado desenvolvimento econômico e social para o país.

Inovador é palavra que descreve seu trabalho. Foi um dos precursores na implementação em nosso país da química do estado sólido, área da química que dá nome ao seu laboratório. Foi pioneiro nos estudos da matéria na escala nanométrica, o que lhe colocou como um dos expoentes da Nanotecnologia no Brasil. Transcendente, ignorou as divisões clássicas das disciplinas, gerando importantes contribuições científicas na química, física, biologia e engenharias. Sua própria trajetória profissional foi a base de sustentação para suas ideias. Os resultados de sua pesquisa atravessaram as fronteiras da universidade e se transformaram em tecnologias promissoras que foram absorvidas pela indústria brasileira.

Transformação é palavra íntima à sua essência. O professor Oswaldo, como era chamado pelos alunos, modificava fortemente o ambiente onde pisava. Sua inquietação intelectual era instigante, e seu discurso disruptivo e questionador. Promoveu em seu laboratório no Instituto de Química da Unicamp um ambiente inigualável de formação de jovens cientistas, no qual combinava liberdade, cooperação e acolhimento. Prezava pela excelência.

Querido professor, deixarás saudades não somente em sua querida esposa, Maria Isolete, e família, mas também em centenas de alunos que foram inspirados pelo seu intelecto e paixão.

Com carinho, seus ex-alunos:

Amauri Jardim de Paula
Departamento de Física – Universidade Federal do Ceará (UFC)

Odair Pastor Ferreira (membro afiliado da ABC 2013-17)
Departamento de Física – Universidade Federal do Ceará (UFC)

Diego Stéfani Teodoro Martinez
Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano/CNPEM)