O Grupo de Especialistas em Covid-19 da Parceria InterAcademias (IAP, da sigla em inglês) lançou dois comunicados, em março e maio deste ano, alertando para problemas causados pela pandemia na prática científica mundial.

O primeiro, em parceria com a Academia Jovem Global (GYA, da sigla em inglês), alerta para o risco de uma geração perdida de pesquisadores devido às restrições da pandemia. O documento levanta possíveis soluções para mitigar esse problema, e também reflete sobre algumas oportunidades possibilitadas pela expansão do uso da tecnologia na educação.

O segundo comunicado trata da necessidade de melhorar a pesquisa em Covid-19, chamando atenção para o uso generalizado de métodos e medicamentos sem eficácia para o tratamento da doença. A nota urge que a comunidade científica aprenda com os erros cometidos durante a pandemia, reformando o sistema atual de publicações, reforçando a revisão por pares e alertando para o risco de artigos prematuros. O texto defende também uma ciência mais colaborativa ao redor do mundo.

O Grupo de Especialistas em Covid-19 da IAP foi formado em 2020 com cientistas do mundo inteiro para tratar especificamente da pandemia. O brasileiro Paulo Buss, ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), faz parte do Painel Consultivo da inciativa. Também integram o grupo de especialistas, a serem convocados conforme necessidade técnica ou geográfica, os Acadêmicos Maurício Lima Barreto, Elisa Reis e Amilcar Tanuri.

Confira os documentos na íntegra, em inglês:

Reducing the impact of COVID-19 on inequalities in higher education: A call for action to the international community

Strengthening research on COVID-19 during the pandemic