Nascido em janeiro de 1934, em São Paulo, o Acadêmico Leôncio Martins Rodrigues Netto faleceu aos 87 anos. Era professor titular aposentado do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e foi professor titular da USP. 

Cursou o bacharelado e a licenciatura em ciências sociais na Universidade de São Paulo (USP), concluindo a graduação em 1962. A seguir, obteve os títulos de mestre, doutor e livre-docente em sociologia, pela mesma instituição.

Em sociologia pesquisou principalmente sindicalismo, classes trabalhadoras e relações de trabalho. Posteriormente, em ciência política, estudou partidos políticos, eleições e classe política, mais especificamente as fontes sociais de recrutamento partidário. Trabalhou em pesquisa sobre o Senado Federal.

É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de Grã-Cruz e Comendador. Recebeu o Prêmio Florestan Fernandes oferecido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (1991). Também recebeu a Comenda da Ordem de Rio Branco.

Veja entrevistas do falecido Acadêmico nos arquivos do Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV)