WEBINÁRIOS DA ABC | CONHECER PARA ENTENDER | Ed. 30
CRISPR E EDIÇÃO DE GENOMAS
Dia 8/12, 3ª feira, 16h (GMT-3)

A tecnologia CRISPR, que permite cortar e modificar com precisão, ou seja, editar genes, representou um grande salto para a pesquisa cientifica em várias áreas. Na agricultura, por exemplo, possibilita avanços importantes para o melhoramento genético. Na saúde, permite a melhoria da saúde humana em vários níveis, mas suas aplicações esbarram em limites éticos. A construção de um arcabouço legal, essencial para o desenvolvimento com segurança de produtos gerados pela edição de genomas, vem ocorrendo no Brasil como em vários outros países. Os aspectos éticos, no entanto, ainda precisam ser debatidos com toda a sociedade.

Como funciona essa técnica, que riscos e benefícios ela oferece e quais são as discussões éticas em evidência? Para responder a essas e outras perguntas, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

 

Santuza Teixeira, Lygia da Veiga Pereira, Marie-Anne VanSluys e Paulo Augusto Barroso

 

Santuza Teixeira
Professora titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), líder de grupo do INCT Vacinas e coordenadora do Centro de Tecnologia em Vacinas (CT-Vacinas), no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec). Desenvolve pesquisas na área de biologia molecular. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Vai apresentar a CRISPR e contar uma breve história sobre experimentos de manipulação de genomas.

Lygia da Veiga Pereira
Professora titular da Universidade de São Paulo (USP), onde chefia o Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE) e o Departamento de Genética e Biologia Evolutiva. Integra o Cepid-Fapesp Centro de Terapia Celular. Tem experiência em genética humana e médica. Falará sobre as perspectivas de uso da tecnologia CRISPR para a melhora da saúde humana e os limites éticos dessas aplicações.

Marie-Anne Van Sluys
Professora titular do Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo (USP) . Desenvolve pesquisas para a compreensão de processos moleculares para diversificação biológica e a sobre a interação entre plantas e microrganismos. É membro titular da ABC. Vai abordar a demanda por desenvolvimento e padronização das técnicas de edição de genomas para ampla aplicação na agricultura, que possibilitarão um grande avanço.

Paulo Augusto Vianna Barroso
Presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Pesquisador da Embrapa desde 2001, atualmente lotado na Embrapa Territorial. Atua em genética vegetal, monitoramento estratégico agrícola e em biossegurança de organismos geneticamente modificados (OGM). Vai contextualizar as discussões e alterações das normas para avaliação de produtos da engenharia genômica brasileira e de outros países.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e a Acadêmica Santuza Teixeira.


INSCREVA-SE EM https://bit.ly/abcwebinario30 E ASSISTA EM www.abc.org.br/transmissao

Acadêmicos receberão link exclusivo do Zoom por e-mail e WhatsApp. Fiquem atentos!