Em seu propósito de fornecer aconselhamento baseado em ciência à comunidade internacional, um dos principais meios utilizados pela IAP é o lançamento de declarações e comunicados. Ao longo de 2020, a pandemia de COVID-19 foi o principal assunto abordado nos documentos da organização, mas outros temas também tiveram destaque.

Pandemia de COVID-19

Em abril, a IAP realizou um Chamado pela solidariedade global na pandemia de COVID-19. O documento apela para que a comunidade científica e os formuladores de políticas públicas se unam, no sentido de contribuir com o controle da disseminação da infecção. O objetivo do Chamado era estimular o uso melhor e mais ágil das pesquisas e seus resultados para o bem da população mundial.

Já em julho, a IAP lançou um comunicado que ressalta a importância de que o mundo adote uma “recuperação verde” no pós-COVID-19. O documento aponta que, no planejamento da atividade econômica mundial pós-pandemia, mostra-se necessária uma rápida redução no uso de combustíveis fósseis, a valorização dos serviços ecossistêmicos e a adoção políticas de mitigação das mudanças climáticas, de modo a gerar benefícios para a equidade social, o ambiente e a saúde humana.

Finalmente, em setembro, a IAP divulgou uma declaração sobre o desenvolvimento e a distribuição de vacinas contra a COVID-19. O documento reafirma que as vacinas são a solução mais segura e eficaz para a crise de COVID-19, mas que é fundamental que não existam atalhos nas fases de avaliação de segurança e eficácia dos imunizantes e que vacinas bem-sucedidas sejam disponibilizadas globalmente com base na equidade, ética e necessidades de saúde pública.

 

Combate ao racismo estrutural e à discriminação

Motivada pelas manifestações que eclodiram após o assassinato de George Floyd, a IAP lançou, em junho, um comunicado em que defende o combate ao racismo estrutural e à discriminação. O documento defende que qualquer solução para combater o racismo estrutural e a discriminação deve estar baseada em um esforço global para abordar e desmantelar os sistemas e políticas que permitiram que essas práticas fossem mantidas. A IAP também convida a comunidade científica internacional a empreender um diálogo global sobre a discriminação sistêmica na ciência e implementar ações urgentes para combatê-la.

 

Luta contra produtos médicos falsificados e de baixa qualidade

Em setembro, a IAP abordou o tema dos produtos médicos falsificados e de baixa qualidade, que representam uma ameaça global à saúde pública, especialmente em países de baixa renda. Esses produtos prejudicam os pacientes ao negar-lhes o benefício de um tratamento seguro e eficaz. Neste chamado à ação, a IAP instiga políticos e tomadores de decisão em todos os níveis, em conjunto com organizações regionais e globais, a trabalharem com as autoridades reguladoras de produtos médicos, agências nacionais e internacionais de aplicação da lei, fabricantes, importadores, distribuidores, profissionais de saúde e pacientes para resolverem este problema urgente.