No dia 29 de setembro, 3ª feira, às 16h40 (GMT-3), a Reunião Magna da ABC promove um encontro com a ex-ministra equatoriana Maria Fernanda Espinosa Garcés, o presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e Acadêmico Carlos Nobre e o líder indígena venezuelano José Gregório Mirabal.

A sessão intitulada AMAZÔNIA: DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI
terá como moderador o vice-presidente da ABC para a Região Norte, Adalberto Val.

Saiba mais sobre os palestrantes!


MARIA FERNANDA ESPINOSA GARCÉS
Iniciativas para a descolonização da Amazônia

Equatoriana, foi ministra de Relações Exteriores, da Defesa e ministra coordenadora de Herança Cultural e Natural.

Foi professora associada e pesquisadora da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais, onde fez o mestrado e recebeu bolsas da Fundação Ford, Fundação Rockefeller, Fundação Natura, Agência Alemã de Cooperação e outras para desenvolver seus estudos sobre a Amazônia. Graduou-se também em linguística aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Equador.

Por mais de dez anos foi assessora especial do presidente da Assembleia Constituinte que estruturou a Constituição do Equador, em 2008. Foi diretora regional para a América do Sul e consultora de biodiversidade na União Internacional para Conservação da Natureza, em Genebra, onde também atuou nas Nações Unidas, como representante permanente de seu país.

Tem mais de 20 anos de experiência internacional em negociações de paz, segurança, defesa, desarmamento, direitos humanos, povos indígenas, igualdade de gênero, desenvolvimento sustentável, ambiente, mudanças climáticas e cooperação multilateral.


CARLOS NOBRE
Amazônia está próxima do ponto de não retorno: a necessidade de um nova bioeconomia de floresta em pé

Graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutor em meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas e preside o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

É pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Foi coordenador-geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).

Foi membro do Painel Consultor de Alto Nível em Sustentabilidade Global do Secretário Geral da ONU.

Participou de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Em particular, foi um dos autores do 4o Relatório de Avaliação do IPCC, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz (2007).

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e membro estrangeiro da National Academy of Science (NAS).


JOSÉ GREGÓRIO MIRABAL

É o coordenador-geral da Coordenadoria das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA), que reúne organizações indígenas dos nove países da região amazônica, da Venezuela. De acordo com a COICA, ela representa 511 comunidades indígenas que vivem na Amazônia e protege 66 tribos não-contactadas o voluntariamente isoladas.

Anteriormente, Mirabal coordenou a Organização Regional dos Povos Indígenas do estado Amazonas (ORPIA), uma das entidades que compõem a COICA.

Mirabal foi um dos representantes indígenas que participaram do Sínodo dos Bispos de 2019, no Vaticano, em Roma, com o Papa Francisco. No destacado evento, as discussões foram focadas em soluções para os problemas ecológicos e sociais da Amazônia.


O evento tem tradução simultânea e oferece certificado de participação. 


Inscreva-se .
Esse link é público. Acadêmicos e jornalistas cadastrados rceberão o link exclusivo para o Zoom por e-mail ou WhatsApp. Fique atento!

Assista em português em http://www.abc.org.br/transmissao ou em inglês em http://www.abc.org.br/transmission