No dia 28 de maio, as Academias do G-Science lançaram três declarações conjuntas com o objetivo de informar a sociedade mundial sobre discussões científicas e políticas públicas em assuntos relevantes na atualidade: Pesquisa Básica, Saúde Digital e Declínio de Populações Globais de Insetos.

O G-Science é composto por Academias de Ciências e Medicina dos países do G-7 e por Academias Nacionais de outros países de grande relevância no cenário internacional, entre elas a ABC. O grupo tem o objetivo de desenvolver recomendações de políticas públicas, a serem encaminhadas aos líderes dos países envolvidos. Os temas das recomendações são relacionados a desafios globais, para os quais a contribuição da ciência faz a diferença.

Nas declarações lançadas em maio de 2020, as Academias pedem por estratégias, respectivamente, para restaurar e sustentar o financiamento público da pesquisa básica; para entender os benefícios oferecidos pelas ferramentas da saúde digital; e para responder aos declínios globais na diversidade e abundância de insetos. Estes três documentos seguem uma declaração feita em abril que demandava maior cooperação internacional na resposta à pandemia de covid-19.

Pesquisa Básica

O investimento do setor público em pesquisa básica enriquece a sociedade de maneiras inesperadas, inclusive com novos tratamentos e tecnologias que elevam o padrão de vida global, segundo a declaração. Ainda assim, existem muitos casos atuais de investimento inadequado ou decrescente na pesquisa básica. O documento pede que os governos restaurem e sustentem o financiamento público de longo prazo para pesquisa básica e incita os países a desenvolverem capacidade através da educação em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática, na sigla em inglês). A declaração também pede a cooperação global por meio de intercâmbios acadêmicos, programas de vistos, entre outras formas, e recomenda a colaboração na pesquisa entre disciplinas e a publicação aberta de seus resultados.

A responsável por revisar a documento por parte da ABC, foi a vice-presidente Helena B. Nader.

Leia a versão em português da declaração (se preferir, acesse a declaração original em inglês).

Saúde Digital

O progresso na área da saúde depende da geração e do fluxo ideais de informações e conhecimentos confiáveis. Saúde digital refere-se a uma variedade de ferramentas digitais para registrar, organizar, armazenar, analisar e compartilhar informações para uso no gerenciamento e melhoria da assistência médica a indivíduos e populações. Neste momento, essa capacidade é crítica no entendimento e controle da pandemia de covid-19. Para que seja possível tirar proveito dos benefícios que a saúde digital oferece para o aprimoramento da condição humana, é necessária uma colaboração sistêmica e dedicada em diferentes campos, setores e nações, de acordo com o documento. A declaração também identifica uma série de prioridades, como garantia de segurança cibernética, segurança e privacidade; desenvolvimento de padrões para interoperabilidade; e apoio à alfabetização em tecnologia da informação (TI), à compreensão do público e à ética.

A ABC foi representada no grupo de trabalho responsável pela redação da declaração pelo Acadêmico Mauricio Lima Barreto.

Leia a declaração original em inglês.

Declínio de Populações Globais de Insetos

A maioria dos insetos fornece serviços ecossistêmicos únicos e insubstituíveis, incluindo polinização, reciclagem e fornecimento de nutrientes. O valor anual global da polinização realizada por abelhas e outros insetos foi estimado em mais de US$ 200 bilhões. Mas, de acordo com a declaração, declínios marcantes na diversidade e abundância foram documentados em comunidades de insetos. A recomendação é de uma série de ações, incluindo suporte ao monitoramento de longo prazo de espécies de insetos e biomassa para identificar estressores e proteger habitats críticos em risco.

O Acadêmico Geraldo Wilson Afonso Fernandes participou da redação da declaração.

Leia a declaração original em inglês.


Veja a repercussão em outros veículos:

AGÊNCIA FAPESP, 4/6
Academias de ciência do G-7 pedem atenção à pesquisa básica, saúde digital e proteção dos insetos