O projeto Human Development Report (HDR), conduzido pelo International Science Council (ISC) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), está estimulando a participação de cientistas de todo o mundo por meio do preenchimento de um questionário, em inglês, da iniciativa Rearticulating Human Development,

Desde o seu início, o HDR vem influenciando a ampliação do escopo do conceito de desenvolvimento, apontando sua natureza multidimensional. O comitê responsável pela iniciativa entende que, embora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) reflitam o reconhecimento do aumento da complexidade e das interconexões de nossa sociedade, eles não especificam caminhos ou abordagens para alcançar esses objetivos. Assim, nesta chamada global, ISC e PNUD buscam reunir e ouvir vozes de todo o mundo neste desafio.

Como membro do ISC, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) apoia a iniciativa e estimula que seus membros e outros cientistas interessados colaborem respondendo o questionário. O prazo para submissão das respostas é 15 de junho de 2020.

Vale destacar que, neste questionário, a contribuição pode ser dada através da resposta às perguntas propostas, da submissão de um texto (em inglês, de até 2 mil palavras) ou de ambas as opções. As respostas serão inseridas em um relatório a ser publicado em conjunto pelo ISC e pelo PNUD, em preparação para o High Level Political Forum 2020.