A Acadêmica Débora Foguel coordena o projeto Conhecer para Entender, iniciativa da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A equipe de produção dos vídeos é liderada pela professora associada do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da UFRJ Lucia Bianconi e conta com a colaboração da graduanda em medicina pela UFRJ Amanda Kelen Soares Melo. Os vídeos são baseados em análises de artigos recentes sobre coronavírus, publicados em revista destacadas, feitas por jovens pesquisadores de excelência de todo o Brasil.

O comitê de avaliação conta com a vice-presidente da ABC Helena B. Nader, o diretor da ABC João Batista Calixto, o vice-presidete Regional da ABC para MG&CO Mauro Teixeira e a diretora da SBPC Lucile Winter.

O terceiro vídeo da série, baseado em texto de autoria da ex membro afiliado da ABC Claudia Pinto Figueiredo (2015-2019), professora da Faculdade de Farmácia da UFRJ e da afiliada da ABC Jaqueline Godoy Mesquita (2018-2022), do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB), apresenta um estudo de pesquisadores chineses e norte-americanos, publicado na Science em 16/3, sobre o papel dos indivíduos infectados, mas que não foram diagnosticados, na disseminação do novo coronavírus.

Para entender e valorizar a importância da ciência, é preciso conhecê-la e saber como ela é feita.
Assista e divulgue!

_______________________________________________________

Veja os outros vídeos da série “Conhecer para Entender” aqui!