O senador Arolde de Oliveira; o presidente da ABC, Luiz Davidovich; o Acadêmico Wanderley de Souza; a vice-presidente da Regional Rio de Janeiro da ABC, Lucia Previato; e os Acadêmicos Jerson Lima, presidente da Faperj, e Carlos Alberto Aragão.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) recebeu, no dia 28 de outubro, a visita do senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ) para uma reunião com Acadêmicos sobre os problemas da ciência e da inovação tecnológica no Brasil. O senador foi recebido pelo presidente da ABC, Luiz Davidovich; a vice-presidente da Regional Rio de Janeiro da ABC, Lucia Previato; o Acadêmico e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), Jerson Lima; e os Acadêmicos Wanderley de Souza e Carlos Alberto Aragão.

O presidente da ABC relatou que, no contexto da crise que atravessa o financiamento para ciência e inovação no país, o Brasil corre risco ao se “colocar atrás de outros países que estão com um ímpeto desenvolvimentista muito grande”. Para reverter esse cenário, a reunião teve como objetivo conseguir um apoio mais intenso e continuado à ciência e à inovação tecnológica.

Durante o encontro, o senador Arolde de Oliveira comprometeu-se a dar apoio para a área da ciência, tecnologia e inovação e afirmou ainda sua colaboração quanto à questão da sede da ABC. Em 2014, o estado do Rio de Janeiro repassou um imóvel à Faperj, que deveria alojar tanto a sede da instituição como a da ABC. No entanto, o prédio localizado entre os números 42 a 48 da Rua da Alfândega, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, ainda não foi ocupado, nem reformado, dada a falta de recursos.