O evento “Agenda 2030 na UERJ, UERJ na Agenda 2030” aconteceu na última terça-feira, 8/10, no Teatro Odylo Costa Filho, e contou com apresentações e debates pautados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

O painel de abertura, que ocorreu na parte da manhã e foi coordenado pelo professor do departamento de Biologia da Uerj, Israel Felzenszwalb, contou com a participação do presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich. A ABC também esteve presente no segundo painel do evento, que aconteceu na parte da tarde e contou com palestras de três Acadêmicas.

Mercedes Bustamante (UnB) foi a primeira a se apresentar, apresentando os resultados do grupo de trabalho que constituiu a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES). O grupo reuniu mais de 120 pesquisadores, professores, gestores ambientais e tomadores de decisão com a finalidade de produzir um diagnóstico sobre a situação da biodiversidade e dos ecossistemas no Brasil.

Em seguida,  a Acadêmica Elisa Reis (UFRJ) defendeu a dimensão global dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, já que, mundialmente, todos sofrerão as consequências se não for possível contornar a crise ambiental.

A Acadêmica Débora Foguel (UFRJ) apresentou a Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), relacionada ao ODS 4, voltado para “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”.

A transmissão ao vivo do painel da tarde foi disponibilizada pela página do Facebook do Centro Brasil de Saúde Global, e pode ser acessada na íntegra clicando aqui.