Sediado na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre os dias 5 e 8 de agosto, o workshop Grand Challenges Scholars Program (GSCP) apresentou a perspectiva tanto do corpo docente como discente das instituições que já implementaram o programa.

Vice-decana, Lueny Morell tratou da elaboração institucional do programa na School of General Engineering (SGE) da Beihang University, na China. São quatro os pilares do ensino na SGE: internacionalização, inovação, interdisciplinaridade e liderança. Na escola, o GCSP foi escolhido para se alinhar à capacidade da liderança.

Nessa perspectiva, os alunos e alunas de alto desempenho selecionados para participar do programa devem desenvolver projetos para atingir as cinco competências e um ou mais dos 14 desafios definidos pela National Academy of Engineering (NAE).

Morell reforçou, no entanto, que os integrantes do GCSP são encorajados a focar em desafios não só globais, mas também nacionais e locais. Segundo a vice-decana, os grandes desafios globais do século 21 são complexos e transdisciplinares, e por isso, devem ser enfrentados por meio de capacidades e pontos de vista distintos.

A estudante do 3º ano de engenharia mecânica da University of Southern California (USC) Siena Applebaum também compartilhou sua experiência com o GCSP. Restaurar e melhorar a infraestrutura urbana foi o objetivo escolhido por Siena e seu grupo para desenvolver as cinco competências do programa.

Diante da crise dos refugiados nos Estados Unidos, eles desenvolveram um chuveiro pessoal modular para ser utilizado pelos refugiados nas instalações em que estão se mantendo. Para a estudante, a experiência só aumentou seu amor pelo design de produtos, ainda mais quando afeta a vida cotidiana de seus usuários. De maneira geral, ela aprendeu que não será realizada profissionalmente se não trabalhar por uma causa global e socialmente consciente.