O incentivo ao envolvimento das mulheres nas Ciências deve começar ainda no ensino fundamental, sobretudo por meio de atividades práticas e lúdicas e encontros diretos com mulheres cientistas. Esse será um dos temas do Educação 360 STEAM — sigla que, em inglês, junta as palavras Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática —, que será realizado no dia 27 de agosto, no Museu do Amanhã, com mais de uma mesa dedicada à inclusão feminina na produção científica. O encontro é uma realização dos jornais O GLOBO e Extra, com patrocínio do Colégio pH e da Fundação Telefônica Vivo, e o apoio institucional da Revista Galileu, do site Techtudo, TV Globo, Canal Futura, Unicef e Unesco.
Professora de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG), Anita Canavarro vai falar no evento sobre seu projeto Investiga Menina, que incentiva alunas negras de periferia a serem cientistas, ensinando o conteúdo do currículo escolar a partir de temas presentes na vida das estudantes. A química envolvida nos processos de alisamento capilar, por exemplo, é debatida em sala de aula. As professoras estimulam que as alunas permaneçam com seus cachos naturais e façam mudanças estéticas pelas cores, e não pela forma do cabelo. Para isso, ensinam a produzir corantes menos agressivos aos fios.
Anita conta que só teve uma professora negra na vida e que, entre as poucas mulheres na graduação, no mestrado e no doutorado, não havia nenhuma negra.