Fernanda Moll (IDOR), Hugo Aguilaniu (Serrapilheira), Odorico de Moraes (UFC) e Jorge Guimarães (Embrapii)

No 4º Encontro Nacional de Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o primeiro desafio lançado aos cientistas foi o de pensar novas alternativas à falta de financiamento público. O evento, realizado entre 24 e 26 de junho, foi sediado em Fortaleza, Ceará.

Em um primeiro momento de palestras e provocações na manhã do dia 24, participaram os Acadêmicos Jorge Almeida Guimarães, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), e Odorico de Moraes, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (UFC); a Acadêmica Fernanda Moll, presidente do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e membro afiliado da ABC para o período 2015-2019; e o presidente do Instituto Serrapilheira, Hugo Aguilaniu.

“Quantos aqui trabalham em empresa?” Foi a pergunta feita por Guimarães aos mais de 60 afiliados que participavam do encontro. E um ou dois levantaram a mão. O Acadêmico defendeu que para um país se desenvolver, “tem que ter empresa”. Segundo ele, a relação entre empresa e universidade precisa ser melhorada para alcançar esse objetivo.

Aguilaniu, presidente do Serrapilheira, lembrou que não se pode desistir do financiamento público, por mais que sejam viáveis também o financiamento por meio da iniciativa privada e da filantropia – caso em que o Brasil conta com poucos exemplos, como o do Serrapilheira. A médica Fernanda Moll também reforçou a importância do setor privado, que “pode e deve contribuir para a produção de conhecimento e ensino”, mas não pode substituir o Estado.

Em uma última dica, Aguilaniu destacou que os cientistas podem não ser bons divulgadores, mas eles têm que estar disponíveis para a divulgação científica.

Nas rodas de conversa realizadas em seguida, onde foram formados quatro grupos de participantes, um com cada palestrante, os debates sobre estratégias para lidar com a falta do financiamento público foram aprofundados. No final, os quatro grupos se reuniram e cada um escolheu um relator para apresentar aos demais as ideias geradas a partir dos debates.

Leia aqui um resumo do que foi debatido nas rodas de conversa.

Após o encontro, os membros afiliados elaborarão um relatório final com as alternativas criadas a partir da discussão. Fique ligado.

 

Confira as matérias sobre as atividades do #4ENMA:

#4ENMA: encontro de jovens cientistas da ABC foca em ação

#4ENMA: estratégias de sobrevivência na ciência

Aproximando cientistas e jornalistas para a divulgação científica

A arte como instrumentalização da ciência

Como acessar a dimensão humana na divulgação científica

Educação museal e comunicação em ciências para a equidade de gêneros