A comunidade científica brasileira está promovendo atividades culturais e manifestações públicas em defesa da ciência e da educação no mês de julho, que reúne o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador e o aniversário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Em São Paulo, está sendo convocada uma Marcha pela Ciência, na Avenida Paulista. No Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, está sendo organizado o “Domingo na Quinta”. Em Belo Horizonte, a UFMG tem um calendário de atividades programadas para o dia 6, sábado.

Os eventos buscam chamar a atenção da população e dos governantes para a importância que a ciência tem no dia-a-dia e no desenvolvimento sustentável do Brasil.

Para o presidente da ABC, Luiz Davidovich, essa mobilização é muito importante porque a ciência brasileira está perigosamente ameaçada pelos violentos cortes orçamentários, especialmente no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC) e no Ministério da Educação (MEC). “Os cortes de bolsas de estudo, a obsolescência dos equipamentos sem recursos para atualização, a fuga de cérebros jovens, as manifestações anti ciência, a desacreditação das nossas melhores instituições científicas, todos estes fatores determinam a urgência dessa luta”, afirmou Davidovich, complementando com a palavra de ordem do movimento: “ciência não é gasto: é investimento.”

Saiba mais nas páginas dos eventos:
https://www.facebook.com/events/445647199552691
https://www.facebook.com/events/402781770274332
https://www.facebook.com/events/2350647511663386